O Brasil sempre teve os maiores e melhores jogadores do mundo, mesmo com advento do futebol coletivo nosso país segue sendo exportador de craques. Nesse sentido, Vitor Roque foi vendido ao Barcelona apenas com apenas 18 anos e se tornou o jogador com maior valor de mercado do país, mas qual serão os outros 5?

Vitor Roque e mais 5

A princípio, Vitor Roque é o jogador mais valorizado do Futebol brasileiro, o artilheiro do Atlético-PR vendido ao Barcelona na metade do ano está avaliado em 32 milhões de euros. Além disso, segundo o site Sport Roque vai receber 19 milhões por temporada para vestir as cores do Barcelona em janeiro de 2024. Por outro lado, o segundo colocado é Endrick do Palmeiras, o jovem de 17 anos tem um valor acima da média para um jovem de 17 anos.

Segundo apuração do Transfermarkt, o palmeirense está avaliado em 25 milhões de euros. Vale lembrar que o jovem com menos de 18 anos, venceu: campeonato Brasileiro, Supercopa do Brasil e Paulistão de 2023. Na sequência temos Pedro do Flamengo, o atacante que participou da Copa do Mundo de 2022 tem um valor de mercado alto. O jogador está avaliado em 22 milhões de euros.

Por outro lado, o Flamengo segue na lista com Gabigol. O ídolo do rubro-negro é bicampeão da Libertadores da América, está avaliado em 20 milhões de euros. Além disso, uma curiosidade é que atacante é o mais velho da lista, mas mesmo assim Gabriel Barbosa manteve seu valor de mercado alto devido as boas atuações com a camisa do Flamengo nos últimos anos.

Acima de tudo, a quinta colocação tem dois jogadores com o mesmo valor de mercado, dividida por Marcos Leonardo e Arrascaeta. Ambos estão avaliados em 17 milhões de euros, mas o que chama atenção é que o Flamengo está em 3 das 5 posições da atualização do top-5 do Transfermarkt.

Caros e campeões

Por fim, com exceção Marcos Leonardo, todos os jogadores venceram alguma competição com so clubes que defendem. Mostrando que o valor de mercado também está associado a boas partidas em jogos decisivos. Contudo, Endrick e o trio do Flamengo foram que mais levantaram taças do top-5