Mesmo com a queda de rendimento do líder Botafogo no Campeonato Brasileiro, a torcida pode confiar na equipe comandada pelo técnico Bruno Lage.
Em princípio, o que ajuda o time carioca é a estatística, pois a Estrela Solitária vai ter que caprichar para não obter êxito como os outros campeões.
No momento, o Botafogo foi a equipe que mais acumulou pontos no primeiro turno, chegando aos atuais 51, a oito de distância do vice Palmeiras.
Em situações anteriores, apenas em cinco ocasiões que o campeão brasileiro não venceu o primeiro turno já na era dos pontos corridos. Foram eles Grêmio (2008), Internacional (2009) e Atlético-MG (2012) e São Paulo em 2018 e 2020.
No entanto, não há mais possibilidade dos cariocas baterem o recorde de maior pontuação do Brasileiro, quando o Cruzeiro, na temporada de 2003, chegou a 100 somados.
Tudo isso porque o Botafogo, mesmo que vença todas as partidas restantes, chegará a 90, pois faltam apenas 13 rodadas para o término.
Mas há quem diga que vencer o primeiro turno não é garantia nada, mesmo com a matemática mostrando que é importante sim.
São Paulo tem o pior aproveitamento
Conforme acima citado, o tricolor paulista fracassou em duas das cinco vezes em que o campeão simbólico do primeiro turno não levou o título.
Porém, o São Paulo conseguiu ser ainda pior, pois nas duas ocasiões em que viu a taça escapar, não só naufragou no segundo turno como também ficou fora da zona de classificação direta da Conmebol Libertadores em uma delas, em 2018, quando amargou o quinto lugar.
Os melhores da era dos pontos corridos
Quem foi o time que melhor aproveitou essa mudança de regra imposta pela CBF no Brasileirão, após anos de mata-mata?
Certamente que a resposta é o Corinthians, que venceu em quatro ocasiões, sendo elas em 2005, 2011, 2015 e 2017.
O Verdão vem em seguida, com três conquistas, em 2016, 2018, 2022, sendo que o Cruzeiro está em terceiro, em 2003, 2013 e 2014.
Por enquanto, os botafoguenses estão entre os melhores aproveitamentos da história do Campeonato Brasileiro, acumulando 82,4% na estatística.
Crédito imagem: Divulgação/Cruzou é Gol