Após a virada sobre o Flamengo, no Mané Garrincha, o Santos conseguiu respirar mais aliviado na luta contra o rebaixamento inédito. No entanto, essa reação tem nome e sobrenome: Marcelo Fernandes.

Após um primeiro turno sofrível, a diretoria do Peixe precisou pensar rápido e, ainda assim, errou ao trazer Diego Aguirre. Com o uruguaio, o Santos até venceu o primeiro duelo do returno, contra o Grêmio. No entanto, sofreu três derrotas seguidas para a trinca mineira e acabou sendo o nono técnico triturado pela gestão Rueda.

Recusa de medalhão abre portas para “Pastelismo”

Com a recusa do preterido Mano Menezes, o mandachuva do Peixe acabou chamando Marcelo Fernandes para assumir o comando técnico.

De lá pra cá, o elenco santista demonstrou vontade em tirar o time dessa situação. A primeira boa atuação foi contra o Bahia, fora de casa – ótimo cenário para mais uma derrota. Entretanto, Julio Cesar Furch garantiu mais um gol nos acréscimos e os três pontos para o time da baixada.

Na sequência, teve um duelo duríssimo com o Vasco. Apesar do jogo acontecer na Vila Belmiro, o Santos demonstrou frieza para digerir o empate e ir para cima de um adversário direto. No fim, deu Peixe com goleada e provocações de Soteldo.

Em Barueri, o Santos usou a grama natural com trunfo, pois sabe que seu adversário é adepto ao tapetinho. Apesar de ter levado o gol de Zé Rafael, o Santos demonstrou um poder de reação rápido e aniquilou o rival após quatro anos.

Revés sob o comando de Marcelo Fernandes

Como nem tudo são flores, o Santos também perdeu sob o comando de Marcelo. Primeiro, contra a boa equipe do RB Bragantino. Depois, a goleada histórica do Internacional. Aliás, a vitória colorada colocou a prova de fogo a “cabeça fria” do elenco santista. Mas, a vitória sobre o Coritiba realinhou a equipe às vitórias.

Com exceção do jogo no Beira-Rio, o clássico com o Corinthians foi um jogo para o torcedor do Santos esquecer. Isso porque, a equipe não jogou 10% do que apresentou até então, além de ter empatado com um pênalti muito questionado, mas válido para Daronco.

Próximos passos do Santos

Agora, após a vitória maiúscula sobre o Flamengo, o Peixe recebe o Cuiabá, adversário difícil, mas que pode deixar o Alvinegro Praiano ainda mais longe do Z4.

Com os pés no chão, o elenco ainda encara São Paulo, Fluminense e Fortaleza, em casa, além de visitar Goiás, Botafogo e Athletico-PR.

Crédito da imagem: Twitter / Santos FC.