Na noite da última segunda-feira, 17, o Internacional movimentou sua torcida ao anunciar a saída do técnico Mano Menezes. Depois do empate em 0 x 0 com o Palmeiras, a diretoria tomou a decisão e fez o comunicado oficial. O treinador também divulgou nota e confirmou que a demissão partiu do clube e não da comissão técnica.
“Quero confirmar aqui a decisão do Sport Club Internacional pelo desligamento da nossa equipe técnica. Foram 15 meses de trabalho, onde me empenhei ao máximo para conseguir ter os resultados e ultrapassar as dificuldades pelas quais o clube atravessa. Agradeço aos jogadores, aos funcionários e a diretoria pela relação de confiança e de transparência“, disse Mano Menezes em seu Instagram.
O Internacional também postou uma nota oficial
“O Sport Club Internacional comunica a saída do técnico Mano Menezes. O auxiliar Sidnei Lobo também deixa o cargo. Anunciado em abril do ano passado, Mano esteve no cargo por mais de um ano. Na temporada 2022, comandou o time em uma campanha sólida dentro do Campeonato Brasileiro, disputando o título da competição e terminando com a melhor campanha do Inter nos pontos corridos, com 73 pontos. Também com Mano, o Colorado passou 325 dias sem derrota no Beira-Rio, com 27 partidas e 20 vitórias. Série interrompida no mês de maio. O clube agradece aos profissionais pela dedicação, empenho e trabalho realizado durante o período, desejando sorte e sucesso na sequência de suas carreiras.“.
O treinador estava no comando do time desde abril de 2022 e foi vice-campeão do Brasileirão do ano passado, mas em 2023 Mano já estava sofrendo com muitas críticas da torcida. O estopim para a direção colorada decidir pela demissão do comandante foi o empate diante do Palmeiras, no último fim de semana.
Os números de Mano Menezes no Inter
- 81 jogos
- 39 vitórias
- 29 empates
- 13 derrotas
- 118 gols pró
- 70 gols contra
- 60,1% de aproveitamento
Eduardo Coudet é o nome mais forte para assumir o Colorado no restante da temporada
Entretanto, o Inter prepara o retorno de Eduardo Coudet ao comando do time. Depois da demissão de Mano Menezes, o Colorado antecipou um plano já falado nos bastidores e tem um acordo encaminhado com o argentino para o cargo. A tendência é que o negócio seja oficializado nas próximas horas. O ex-Internacional está livre no mercado após saída conturbada do Atlético-MG, em comum acordo, há pouco mais de um mês.
O presidente Alessandro Barcellos sempre foi um admirador do trabalho de Coudet e era o vice de futebol quando o argentino comandou o Inter, em 2020. Portanto, ambos mantiveram a relação estreita mesmo após a saída do treinador.
O plano do Inter era fazer alguma mudança apenas em caso de eliminação nas oitavas da Libertadores, diante do River Plate. Porém, uma reunião na tarde desta segunda-feira definiu pela antecipação deste planejamento de “emergência”.
Havia o entendimento que Mano Menezes deveria tirar mais do time colorado. Por fim, a decisão foi tomada no fim da tarde e informada ao agora ex-técnico, que deixa o clube ao lado do auxiliar Sidnei Lobo. No entanto, até mesmo os jogadores do time foram pegos de surpresa pela mudança.
Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Inter