Renato Gaúcho e Grêmio é uma história de amor com vários momentos emblemáticos, podendo dizer até que um completa o outro. A geração gremista mais velha cresceu assistindo e admirando-o como jogador, por todas as alegrias e títulos que ele já trouxe ao clube. Mas, a idolatria vai além dele em campo, como também, fora dele, no comando da equipe.
De antemão, Renato Portaluppi (como também é conhecido) já se tornou o treinador com mais jogos comandando o Imortal Tricolor, com mais de 440. Além disso, também é o técnico que comandou o clube por mais tempo, por seis temporadas consecutivas, em sua 3ª passagem; até então esse recorde pertencia ao Felipão, comandou entre 1993-1996.
Com isso, Renato está em sua 4ª passagem pela equipe azul de Porto Alegre e já conquistou quase todos os títulos possíveis como treinador: Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017), Recopa Sul-americana (2018) e Gauchão (2018, 19, 20 e 23). Porém, ainda falta conquistar o Brasileirão, a ‘cereja que falta no bolo’, única taça que não conseguiu levantar no comando da equipe. Nem na sua época como jogador do Imortal.
O mais próximo disso aconteceu na temporada 2013, quando terminou com o vice na competição, com 11 pontos atrás do Cruzeiro. Por outro lado, tem a chance neste ano, com uma tabela muito disputada nesta reta final. Dessa forma, o Grêmio é o 3º colocado com 59 pontos, três a menos que o líder Palmeiras, faltando quatro rodadas.
Em síntese, após a equipe gaúcha perder para o Corinthians na 34ª rodada, as chances caíram de 18,3% para 8% de serem campeões brasileiros, segundo Espião Estatístico, do GE.
Renato Gaúcho não vai ter reta final fácil, confira últimos jogos:
- Atlético-MG x Grêmio (fora) – 25/11
- Grêmio x Goiás (casa) – 30/11
- Grêmio x Vasco (casa) – 02/12
- Fluminense x Grêmio (fora) – 06/12
Portanto, nesses últimos quatros jogos, o Renato Gaúcho deve ter mais tranquilidade apenas em um, contra o Fluminense, que já está com a cabeça no Mundial. Enquanto isso, vai ser confronto direto contra o Galo, já que ambos estão no G-5. E vai enfrentar Goiás e Vasco que estão brigando contra o rebaixamento.
Foto destaque: Lucas Uebel
Divulgação: Grêmio FBPA