RB Bragantino enfrenta o Flamengo nesta quinta-feira (23) em rodada atrasada do Campeonato Brasileiro, não só pela luta do título, mas para fazer história.

A saber, o Guarani é o único clube do interior paulista a conquistar um título do Brasileirão, disputado em 1978, desde quando a competição começou.

Até então, a taça ficava dividida entre os grandes times das capitais brasileiras com exceção do Santos, que representa o litoral de São Paulo.

RB Bragantino busca a recuperação

No entanto, o Massa Bruta está em quarto lugar, com 59 pontos, atrás de Grêmio, com a mesma pontuação, Botafogo, com 60, e o líder Palmeiras, com 62.

Porém, caso vença a partida contra o Flamengo, o RB Bragantino chega aos mesmos 62 pontos do Verdão e deve turbinar a briga pelo título inédito.

Mas, a tarefa será difícil, pois o jogo é no Maracanã e se o Rubro Negro vencer, vai alcançar os 60 pontos e tomar o lugar do vice Botafogo.

Saiba como era o esquadrão do Guarani em 1978

Para quem não conheceu, o Guarani, da cidade de Campinas, tinha um dos melhores elencos do futebol brasileiro não só daquela época, como da história.

Em suma, desse time campeão há 45 anos, foram revelados craques como Careca, Zenon, Renato, Bozó, Neneca, Miranda e Zé Carlos.

Depois da conquista inédita, praticamente todos foram defender clubes de maior destaque e chegaram à Seleção Brasileira.

O atacante Careca foi quem mais brilhou em sua trajetória, sendo titular do Brasil na Copa do Mundo FIFA México 1986 e campeão italiano ao lado de Maradona (1960-2020) em 1990 pelo Napoli.

Além dele, o meia Renato Pé Murcho foi reserva de Zico na inesquecível equipe de Telê Santana na Copa do Mundo FIFA Espanha 1982.

Também o camisa 10 Zenon teve uma carreira vitoriosa nos anos que atuou ao lado de Sócrates no Corinthians na década de 80.

Crédito imagem: Ari Ferreira/RB Bragantino