O Fluminense anda meio desorientado, não é mesmo? Parece que, de uma hora para outra, aquele time promissor que tanto encantava os torcedores se transformou. Mas, afinal, o que está acontecendo? Vamos tentar pontuar alguns tópicos.

Desgaste

O calendário pode ser bastante exigente e a federação não ajuda. Os clubes brasileiros, em média, têm que enfrentar quase 20 partidas a mais do que os europeus. Além dos deslocamentos longos devido à enormidade do nosso continente.

Entre abril e maio, chegaram a realizar 5 viagens em um curto espaço de tempo e quase sempre sem poupar. É preciso muito esforço e dedicação para manter o alto nível de jogo.

Últimos 5 Deslocamentos:

Paysandu x Fluminense – Belém/PA (3.192,7 km)
*Fortaleza x Fluminense – Fortaleza/CE (1.512,5 km)
Cruzeiro x Fluminense – Belo Horizonte/BH (441,1 km)
The Strongest x Fluminense – La Paz/BOL (3.324,8 km)
Corinthians x Fluminense – São Paulo/SP (434,5 km)

Lesões

O ano de 2023 não estava sendo nada fácil para o Fluminense. Após o ano de 2022, em que o time titular teve apenas duas baixas (Nino e Pineida) e vários atletas tendo jogado mais de 60 vezes, como German Cano, Arias e André.

A equipe agora acumula um número de quatro jogadores lesionados (Alexsander, Keno, Marcelo e Jorge), além dos que já retornaram às partidas. O cenário atual não é nada animador, mas a fisiologia comandada por Filé, segue trabalhando duro para recuperar os atletas

Elenco curto

Quase tudo que transcorre na vida, há prós e contras. Fernando Diniz, treinador que todos conhecem devido aos limites de jogo que chega, com alta cobrança e pouco material humano. Os times comandados não costumam passar dos 30, sendo 20% da base, foi assim em quase todos os clubes.

Infelizmente, a sorte nem sempre está ao nosso lado e os obstáculos que nos são apresentados regularmente interferem na nossa capacidade de obter resultados e chegar à glória do título. Isso obriga o elenco a abdicar do seu estilo de jogo para conseguir vencer, pois nem todos conseguem compreender e praticar uma ideia tão complexa.

Com isso o Fluminense segue a procura da solução clara, que agora busca robustecer na próxima janela de transferência, com possíveis novas contratações. Ainda não vivendo uma qualidade financeira, clube deverá abrir o cofre com sonho e desejo de conquistar a América.

Crédito imagem: Fluminense