Flamengo x São Paulo fazem o primeiro jogo da final da Copa do Brasil no domingo (17), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Entretanto, há todo um histórico envolvido nesse duelo de milhões ao longo dos tempos no futebol brasileiro.

Em princípio, o primeiro confronto entre os clubes aconteceu em 1º de julho de 1933, com a vitória do tricolor paulista por 7 a 3 em cima do rubro-negro.

Porém, a primeira partida oficial só ocorreu em 14 de agosto de 1940, pelo Torneio Rio-São Paulo, com um empate por 2 x 2.

Até este momento, somaram-se 144 duelos, sendo que foram 56 vitórias são-paulinas e 48 para os flamenguistas.

Além disso, as duas equipes empataram 41 vezes, sendo que o último jogo foi em 13 de agosto deste ano, com o resultado de 1 x 1.

Retrospecto na Copa do Brasil

Flamengo x São Paulo se enfrentam pela primeira vez numa partida válida pela final da Copa do Brasil.

Nas vezes anteriores, não há vantagem de nenhum dos dois, pois em 2020, o São Paulo se classificou para a semifinal após derrotar o adversário por 2 x 1 na ida e 3 x 0 na volta.

Já o Flamengo conseguiu ir para a final de 2022 derrotando o tricolor por 3 x 1 e 1 x 0 no mata-mata.

Agora vem o tira-teima. Quem levará a melhor nessa final?

Veja os números

Jogando dentro ou fora de casa, os dois times estão equilibrados, com duas vitórias e duas derrotas para cada lado na Copa do Brasil.

No entanto, os times acumulam 430 gols nas 144 partidas disputadas desde 1933, onde o São Paulo marcou 234 vezes e o Flamengo, 196.

A maior vitória são-paulina foi em 17 de abril de 1946, metendo 7 x 1 no Mengão, em pleno Pacaembu, num amistoso.

A maior vitória flamenguista foi recente, exatamente em 25 de julho de 2021, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, por 5 x 1.

Curiosamente, nos últimos encontros recentes entre ambos, fora o empate de 13 de agosto, o domínio é quase total do rubro-negro desde 2020. Foram seis vitórias do Mengão contra apenas duas do São Paulo.

Tratando-se de jogos finais disputados entre eles, quem se deu melhor foi São Paulo, com três títulos contra dois do time carioca.

Então, fique por dentro da cobertura especial da equipe de jornalismo do Cruzou é Gol e não perca nenhum lance dessa final emocionante da Copa do Brasil.

Crédito imagem: Divulgação/Cruzou é Gol