“Ontem, nesse chão, o Farid fez sons de macaco, passando uma mensagem racista”, foi com este pronunciamento que o jornalista Filipe Gamba começou o ‘Donos da Bola’, da Band-RS desta sexta-feira (15). O apresentador do programa se refere ao ato protagonizado por Farid Germano Filho na edição desta quinta-feira (14) que foi apontado como racista nas redes sociais.

Apresentador do programa se pronunciou sobre o caso

Na ocasião, o jornalista gremista, ao provocar o Internacional lembrando os 13 anos da derrota para o Mazembe no Mundial de Clubes de 2010, imitou o gesto do goleiro do clube congolês, Kidiaba, com pulos sentados no chão e emitiu sons análogos a de um macaco. Portanto, em comunicado, o profissional pediu desculpas e disse ter cometido um “erro grave”.

Farid se sentou no chão e imitou o gesto de comemoração do goleiro Kidiaba – Crédito de imagem: Reprodução

Portanto, ainda na abertura do programa, o apresentador falou que a mensagem transmitida, com o gesto feito pelo jornalista e influenciador, foi racista. “A mensagem transmitida com esse gesto foi uma mensagem racista. Esta mensagem atinge uma causa, não colabora em absolutamente nada no combate ao racismo. E aqui não é um pedido de desculpas a quem se sentiu ofendido. É um pedido de desculpas porque a mensagem ofendeu e ofendeu muito”, declarou Gamba. Dessa forma, Gamba continuou a fala. “Um episódio assim fortalece o seguinte. Não basta a gente não ser racista. É preciso, além de ser antirracista, mostrar que somos contra o preconceito”, declarou. Dessa forma, o apresentador ainda ressaltou que é dever de todos os jornalistas, esportivos ou não, “entender que esses atos não colaboram para uma sociedade melhor”.

Além disso, Farid não participou do programa desta sexta-feira. E sobre um possível afastamento do jornalista e por quanto tempo ficaria fora do programa, a Band-RS comunicou que o caso “está com o compliance em São Paulo” e informou que, assim que a emissora tiver sua posição, será divulgada.

Farid foi afastado de clube

Dessa forma, o Atlético Ribeirense, clube gaúcho de futebol sete, se desvinculou do jornalista e influenciador digital Farid Germano, acusado de racismo em provocação ao Internacional. Farid, que é torcedor do Grêmio, tinha acordo contratual para divulgar a equipe do município de Barra do Ribeiro nas redes sociais.

“O Clube Atlético Ribeirense informa que não compactua com as atitudes do apresentador Farid Germano. Com isso, todas as atividades planejadas e quaisquer possibilidade de que o apresentador represente o clube foram canceladas”, diz o início da nota oficial do Atlético Ribeirense.

“Informamos, por aviso prévio, que todos eventos que iriam incluir o apresentador sofrerão mudanças, e não contarão mais com o mesmo. O apresentador seria um dos influencers do clube para 2024, mas, por decisão da diretoria, os laços estão cortados”, complementou.

O que diz Farid

Em vídeo encaminhado e publicado em seu perfil do Instagram, o influenciador assumiu o erro. “Faço esta manifestação de muito pesar, com o coração aberto. Cometi um erro grave no ‘Donos da Bola’ de ontem, na nossa TV Bandeirantes. Errei, fiz a imitação do jogador Kidiaba e alguns sons que caracterizam racismo” – disse ele. 

No pronunciamento, Farid ainda afirma não ser racista, e pede desculpa pela imitação. “Como ser humano tenho o direito de errar, mas não posso repetir os meus erros e estou aqui para pedir desculpas para todos que me acompanham, que me seguem e me conhecem. Meu coração sangra, com a máxima verdade e lealdade. Me perdoem”, finaliza o influenciador.

Por fim, confira todas as notícias do esporte aqui no Cruzou é Gol. Para acompanhar tudo, siga nosso site no Google Notícias e no grupo do Telegram.