Há exatos 45 anos, no dia 23 de novembro de 1981, o Flamengo consquistava a sua primeira Libertadores da América ao derrotar o Cobreloa(CHI), no Estádio Centenario,em Montevidéu, com dois gol de Zico. As equipes haviam jogado duas vezes, com uma vitória para cada e na partida de desempate a SeleFla se consagrou com o titulo inédito.
Artilheiro da Libertadores, Zico foi eleito o melhor jogador da competição e merecido, pois o galinho comandou a equipe rubro-negra com perfeição. Além disso, o clube garantiu vaga no Mundial Interclubes, que foi disputado em dezembro de 81, “colocando os ingleses na roda”, um 3 x 0 Liverpool. Ficou marcado na história!
Uma geração eternizada
O time de 81 ficou eternizada na história por colocar o Flamengo no mapa do mundo e entrar no Hall dos times brasileiros que conquistaram a Libertadores e o Mundial. A conteslação de craques contava com Raul,Nei,Marinho, Mozer Júnior, Andrade,Leandro,Zico, Tita, Nunes, Adílio, entre outros que escreveram seus nomes no clube Mais Querido do Brasil, que inspirou gerações.
Glória eterna
Para um clube que sempre foi acostumado a ser uma das principais vitrinies do futebl brasileiro, o Flamengo amargou péssimas temporadas. Apesar de ter conquistado titulos importantes, criou-se um deseja, uma necessidade de se repetir a glória. Foram exatos 38 anos para que uma nova geração entrasse para a história do rubor-negro.
Em 23 de novembro de 2019, o Flamengo consquistava a América novamente ao derrotar o River Plate de virada por 2 x 1, com dois gols de Gabigol. Diferente das edições anteriores, a final foi realizada em partida única, no Estádio Monumental U, em Lima (Peru). Além do titulo, Gabigol se tornou o artilheira da edição, enquanto Bruno Henrique foi eleito o melhor jogadador da competição.
A conquista garantiu o Flamengo mais uma vez no Mundial de Clubes e por coindência, novamente a final viria acontcer contra o Liverpool. Todavia, o clube Inglês acabou conquistando o titulo inédito do Mundial, o que não tira o brilho elenco rubro-negro, que lutou diante do melhor clube Europeu . Por pouco a taça não desembarcou no Rio de Janeiro.
Por fim, o Flamengo viria conquistar a Tricampeonato da Libertadores, em 2022 se consolidando como maior vencedor da competição no Brasil ao lado de Palmeiras, Grêmio, Santos e São Paulo. Agora, o desejo rubro-negro é o Tetra e para isso o clube precisa se manter no G4 do Campeonato Brasileiro, afim de se garantir na Libertadores de 2024.
Nesta quinta(23) o Flamengo encara o Bragantino às 21h30( horário de Brasília), no Maracanã pela 30ª rodada ( adiada) do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca encara o contronto como uma final, uma oportunidade de se manter no G4 e poder continnar sonhando com titulo nacional.
Crédito imagem: Flamengo/Instagram