Buscando preencher uma posição de carência no elenco, o São Paulo anunciou nesta quinta-feira (30) Michel Araújo para a temporada 2023. O meia uruguaio de 26 anos pertence ao Fluminense e chega por empréstimo até o fim de 2024. Hoje, vamos conhecer um pouco mais da trajetória de Michel Araújo e analisar como ele pode agregar à equipe de Rogério Ceni.

Carreira de Michel Araújo

Nascido em Montevidéu, no Uruguai, Michel foi revelado pelo Racing Club, tradicional clube uruguaio localizado em sua cidade natal. Entre os anos de 2017 e 2019, foi um dos nomes que chamou mais atenção no time. O destaque vai para 2018, quando o Racing terminou a Liga Uruguaia em 4º lugar. Foram 64 jogos e 11 gols pelos Cerveceros, o suficiente para chamar a atenção do Fluminense.

Contratado por Odair Hellmann para atuar em uma posição mais avançada do que de costume, Araújo foi um dos jogadores que teve mais partidas pelo Fluminense em 2020, com 40 aparições. No entanto, seus números não impressionaram. Mesmo com a equipe carioca terminando o Brasileirão num bom 5º lugar, Araújo contribuiu com apenas um gol e uma assistência na temporada inteira. Dessa maneira, o clube viu como uma boa opção emprestar o uruguaio para o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.

Por lá, Michel impressionou. Em 33 jogos durante 2021 e 2022, o meia ofensivo marcou 13 gols com a camisa do Al Wasl. Isso chamou a atenção do Fluminense de novo, ainda mais sabendo que o contrato de Araújo iria até 2025. Mas seu retorno acabou não sendo como planejado, já que agora com Fernando Diniz no comando, o jogador não foi muito aproveitado. 10 jogos, três gols e duas assistências não se mostraram suficientes para conseguir a confiança do treinador, e agora, em 2023, aos 26 anos, ele chega ao São Paulo.

Como Michel Araújo pode ajudar o Tricolor Paulista

O São Paulo neste momento está sofrendo muito com lesões. Em um certo momento, em pleno Campeonato Paulista, quase metade do elenco estava no departamento médico e vários jogadores sem previsão de retorno. Uma das perdas mais recentes, e provavelmente a que foi o principal motivo para a contratação de Araújo é a de Giuliano Galoppo. O meia argentino era o artilheiro do São Paulo na temporada e rompeu o ligamento cruzado do joelho há pouco tempo, portanto, deve demorar para retornar.

Analisando a equipe do São Paulo, Michel Araújo provavelmente chega para atuar como armador. O técnico do Tricolor gosta de deixar seus armadores explorarem as alas, e com a velocidade de Araújo, isso pode ser fundamental para que essa relação funcione. O esperado é que o uruguaio faça um papel similar ao que Patrick fazia ano passado. Um meia habilidoso e que cai pelas pontas, pronto para dar assistências e marcar gols com espaço para que isso aconteça.

Imagem: Divulgação/Miguel Schincariol/saopaulofc