Disputada desde 1969, a Copa São Paulo de Futebol Júnior se tornou a principal competição de categorias de base no Brasil. A competição conta com diversas equipes de todo o cenário nacional, o que viabiliza a expansão de imagens para jovens promessas do futebol brasileiro, tendo uma intensa lista de jogadores que viraram destaque após disputarem a Copinha.
Nós do Cruzou é gol listamos alguns craques que foram destaque na Copinha
Endrick
Endrick foi um dos responsáveis por ajudar o Palmeiras a quebrar um tabu de nunca ter conquistado a Copa São Paulo de Futebol júnior. Além do titulo em 2022, o destaque do Alviverde virou um dos principais jogadores do Brasil e consequência disso foi venda do atleta ao Real Madrid por 72 milhões de euros, a terceira negociação mais cara do futebol brasileiro.
Vini Jr.
Eliminado nas quartas de final da competição em 2017, o Flamengo foi contemplado com o talento de Vini Jr, que mais tarde viria ser contratado pelo Real Madrid. A transação da cria da Gávea é a quarta maior do futebol brasileiro, tendo rendido aos cofres rubro-negro 45 milhões de euros.
Lucas Paquetá
Campeão pelo Flamengo em 2016 diante do Corinthians, Lucas Paquetá foi um dos principais destaques do clube carioca, que ainda contou com o craque escolhido da Copinha, Felipe Vizeu. Diante disso, o Milan abriu os cofres para levar Paquetá por cerca de 38,4 milhões de euros.
Neymar
O Santos parou nas quartas de final da Copinha em 2008. Apesar disso, o time da baixada Santista apresentou ao mundo Neymar, que viria ser o craque hoje conhecemos e que rendeu ao peixe 88,4 milhões de euros com a venda ao Barcelona. A transação do menino Ney para o clube Espanhol é até hoje a maior do futebol brasileiro.
Lucas Moura
Campeão da Copinha em 2010, o São Paulo contava com dois grandes destaques em seu elenco; Casemiro e Lucas Moura, o segundo acabou se consagrando o melhor jogador da edição. Embora Casemiro tenha feito uma brilhante carreira na Europa, foi com Lucas Moura que o Tricolor Paulista obteve o maior lucro numa venda, faturando 40 milhões de euro na transação com o PSG.
Vale ressaltar, que além das vendas milionárias que destacamos, outros jogadores brilharam escrevendo seu nome da Copinha, dentre eles, Falcão, Ídolo no Internacional que foi vice campeão na edição de 72, fez parte da Seleção Brasileira que disputou a Copa de 86, considerada por muitos a melhor de todos os tempos.
Driblador imparável, Denner ajudou a Portuguesa a se consagrar campeã, além de ser eleito o melhor jogador da edição de 91. Infelizmente, o futebol perdeu a jovem promessa em 94, após seu falecimento num acidente de carro.
Veja a lista a lista dos melhores jogadores da últimas edições da Copinha
Por fim, confira todas as notícias da Copinha aqui no Cruzou é Gol. Para acompanhar tudo, siga nosso site no Google Notícias e no grupo do Telegram.
Imagem: Cruzou é gol