A saber, América-MG e Bahia se enfrentaram pela trigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo (3), no Independência. Dessa forma, o Coelho venceu o Tricolor de virada por 3×2. Os gols do clube mineiro foram marcados por Ricardo Silva e Renato Marques (duas vezes) e para o clube baiano, Everaldo e Ademir marcaram. Com o resultado, o Esquadrão permanece na zona de rebaixamento com 41 pontos. Enquanto isso, o Coelho, último colocado alcança 24 pontos.
Agora, a vida do Bahia será decidida na próxima quarta-feira (6) na Arena Fonte Nova contra o Atlético-MG, que ainda sonha com o título do campeonato. Para não ser rebaixado, o Tricolor necessariamente tem que vencer e torcer por um tropeço de Santos ou Vasco.
Por outro lado, o Coelho encerra a competição contra o Goiás fora de casa na quarta-feira ás 19h.
Primeiro tempo: Bahia sai na frente, mas toma virada do América-MG
A princípio, o Bahia estudou o estilo do América Mineiro nos primeiros minutos. Neste sentido, a primeira grande chance do Tricolor apareceu aos 20 minutos: após cobrança de escanteio de Biel, o zagueiro Kanu subiu mais alto e cabeceou obrigando o goleiro Jori a fazer uma grande defesa. Pouco depois, o Tricolor chegou de novo, com Thaciano que invadiu a área e finalizou na trave.
Na sequência, Biel recebeu a bola, dominou no peito e o zagueiro do América com braço muito esticado acabou intervendo, portanto o pênalti foi marcado pelo juiz. Na cobrança, o atacante Everaldo bateu bem e fez o gol, bola para um lado e goleiro para o outro, aos 26 minutos. América-MG 0x1 Bahia.
Mas, a vantagem no placar durou poucos minutos. Após cobrança de escanteio de Emmanuel Martinez, Ricardo Silva subiu entre a defesa do Bahia e marcou o gol de cabeça, aos 29 minutos. América-MG 1×1 Bahia.
Mais tarde, Lucas Kal acionou Renato Marques que ajeitou e chutou de esquerda para fazer o gol da virada do Coelho, aos 37 minutos. América-MG 2×1 Bahia.
Na sequência, o Tricolor respondeu com Thaciano que em chute dentro da área fez o goleiro Jori trabalhar e mandar a bola para escanteio. Posteriormente, Everaldo chutou de fora para o encaixe de Jori. Portanto, a primeira etapa encerrou-se com o Coelho na frente do placar.
Segundo tempo: América-MG amplia, Bahia diminui, tem jogador a mais porém desperdiça chances
Logo no início da segunda etapa, o América atacou pelo lado direito e Rodriguinho cruzou para Renato Marques no meio da zaga do Bahia tocar e marcar o terceiro gol do Coelho, aos 2 minutos. América-MG 3×1 Bahia.
Na tentativa de reação, após contra-ataque puxado por Cauly, o meio-campista achou Ademir que driblou o goleiro e mandou para o fundo das redes, aos 12 minutos do segundo tempo. América-MG 3×2 Bahia.
Depois do gol, o Esquadrão se animou na partida. Assim, novamente, Biel sofreu falta perigosa, que incialmente foi marcado pênalti após ser puxado por Matheus Henrique que acabou sendo expulso. O VAR decidiu pela falta.
Na cobrança de falta em jogada ensaiada trabalhada, a bola sobrou para o zagueiro Kanu que da linha da grande área mandou para fora. Em seguida, após jogada de Acevedo que cruzou, Ademir desperdiçou grande oportunidade próximo do gol.
O Esquadrão chegava com mais perigo depois de ficar com um jogador a mais. Desse modo, após escanteio, Gilberto cabeceou para fora. Na sequência, Cauly deu bom passe para Biel que dentro da área chutou para fora e desperdiçou mais uma chance para o clube baiano.
Pelo lado esquerdo, Biel foi lançado e da grande área cruzou para Ademir tocar e perder mais uma oportunidade com o gol vazio. Depois, Acevedo cruzou linda bola para Ademir que perdeu novamente. A pressão do Tricolor era total.
Com mais 6 minutos de acréscimos, o Esquadrão se lançou para o ataque. Mas, a falta de efetividade continuava. Ademir teve mais uma chance, mas o defensor desviou. Depois, de cabeça, David Duarte mandou para fora.
Jacaré arriscou de longe e obrigou Jori mandar para escanteio, foi a última oportunidade para o Tricolor.
Fim de jogo: América-MG 3×2 Bahia.
Ficha Técnica
América-MG 3×2 Bahia
Data: 03.12.2023
Estádio: Independência
Local: Minas Gerais (BRA)
Gols: Everaldo 26′ (1T), Ricardo Silva 29′ (1T), Renato Marques 37′ (1T), 2′ (2T), Ademir 12′ (2T)
Escalações – América-MG: Jori; Mateus Henrique (expulso), Júlio César, Ricardo Silva (Éder), Marlon; Lucas Kal, Juninho (Daniel Borges), Emmanuel Martinez (Alê), Rodriguinho; Everaldo (Adyson) e Renato Marques (Ighor Gabryel). Treinador: Diogo Giacomini.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu (David Duarte), Vitor Hugo (Ademir), Luciano Juba; Rezende, Acevedo, Cauly, Thaciano (Vinicius Mingotti); Biel (Jacaré) e Everaldo. Treinador: Rogério Ceni.
Para acompanhar todas as notícias, siga nosso site no Google Notícias e no grupo do Telegram.
Foto: Mourão Panda / América