Antes de mais nada, dia três de março é um dia sagrado para os torcedores flamenguistas, para alguns, consideram até feriado. Nessa mesma data, há 70 anos atrás, nascia um pequeno garoto no bairro de Quintino, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que depois vinha a se tornar rei. O Rei de uma nação inteira Rubro-Negra e que até os rivais, paravam para observar e admirá-lo jogando. Seu nome, Arthur Antunes Coimbra, ou, Zico!

Assim, reverenciado por todos, o que não falta é homenagem nesse dia tão especial, o aniversário do maior ídolo e artilheiro do Flamengo. E os torcedores foram os primeiros a prestar a sua homenagem, com todo carinho merecido. Com isso, na última partida da equipe, na derrota contra o Independiente del Valle pela final da Recopa, levantaram um mosaico na arquibancada com a frase: “70 anos Zico!”

Além disso, o clube carioca também lançou uma edição limitada de camisas, em parceria com a marca Braziline, com homenagem aos 70 anos e autografadas pelo próprio.

Assim sendo, o seu maior rival dentro de campo, o Vasco, foi o único rival brasileiro a prestar às suas homenagens, exaltando a amizade do Zico com Roberto Dinamite, acompanhe:

O Vasco da Gama parabeniza Arthur Antunes Coimbra, o Zico, pelos seus 70 anos. Um dos melhores amigos do nosso eterno ídolo Roberto Dinamite, que se destaca não apenas pelos seus feitos em campo mas também pela sua postura ímpar fora dele – Vasco publicou em suas redes sociais.

Por fim, a imagem do Galinho de Quintino é tão marcante e emblemático que seu nome ainda percorre por vários lugares do mundo, como na Udinese (Itália) e Kashima Antlets (Japão). Em síntese, os dois clubes, também tem um carinho e idolatria muito grande pelo jogador, que revolucionou o futebol por onde passou.

10 marcas incríveis de Zico: (créditos – Lance!)

  • Maior artilheiro da história do Flamengo; com 507 gols em 732 partidas
  • Maior artilheiro do Maracanã; com 333 gols
  • Maior artilheiro da história do Fla-Flu; com 19 gols
  • 2º Maior artilheiro da Seleção Brasileira em eliminatórias; ao lado de Romário, com 11 gols
  • Meio- campista com mais gols no Campeonato Brasileiro; 135 gols
  • Recorde de premiações das Bolas de Ouro e de Prata da Revista Placar; sendo duas bolas de ouro e cinco de prata
  • Segundo maior artilheiro em um único ano do futebol mundial; com 88 gols anotados em 1979 (apenas Messi marcou mais em uma única temporada)
  • Quinto maior artilheiro da Seleção Brasileira; com 48 gols
  • Maior artilheiro em uma única partida no Maracanã; com seis gols marcados na partida contra o Goytacaz (por 7 x 1)
  • Seleção da Copa do Mundo de 1982