Zé Ricardo é o novo técnico do Cruzeiro Zé Ricardo, de 52 anos, vai assumir o Cruzeiro, na vaga deixada pelo português Pepa, até o final de 2024.

A Raposa contratou o profissional nesta terça-feira (5) e Zé Ricardo já vai começar os trabalhos nessa quarta-feira (6), quando haverá a reapresentação dos jogadores.

O time mineiro, assim como todos os outros do Brasileirão Série A, terá um curto período de folga, por causa da data FIFA.

Zé Ricardo trabalhou nas categorias de base do Flamengo e é famoso por recuperar times em situações difíceis em campeonatos.

O Cruzeiro acertou com o técnico tendo em vista as opções disponíveis no mercado.

Agora, juntamente com Zé Ricardo, vêm o auxiliar técnico Cléber dos Santos e o preparador físico Fábio Eiras.

Fim de uma longa novela

Antes de contratar Zé Ricardo, a diretoria da Raposa sondou o ex-técnico do Santos Odair Hellmann.

Porém, Hellmann teria recusado proposta de ficar apenas seis meses e está sem clube no momento.

Outra possibilidade analisada foi a de Paulo Autuori, atual dirigente do clube, ficar no comando da equipe, mas logo foi descartada.

Além disso, os dirigentes cruzeirenses foram atrás do técnico argentino Gabriel Milito, que comanda o Argentino Juniors, que atualmente está em sétimo lugar no campeonato local.

Por outro lado, as chances de efetivar o técnico Fernando Seabra eram nulas, pois a direção ficou receosa de colocar alguém sem experiência nessa altura da competição.

Fora isso, a torcida já estava com Seabra entalado na garganta e gritava “fora estagiário” a todo fim de partida.

Neste Brasileirão, o Cruzeiro está na 12ª colocação, com 22 pontos e amarga uma jornada de oito jogos sem vitórias.

Anteriormente, Zé Ricardo estava à disposição no mercado, após ser demitido do clube japonês Shimizu S-Pulse, em abril deste ano.

Em tempo, o time do Japão acabou rebaixado na temporada passada e o novo técnico do Cruzeiro conseguiu apenas seis vitórias em 28 jogos.

Trajetória de Zé Ricardo

Antes de desembarcar na Toca da Raposa, o técnico começou a carreira em 2016 nas categorias de base e profissional do Flamengo, onde conquistou o Campeonato Carioca em 2017.

Depois, Zé Ricardo comandou times como Vasco da Gama, Botafogo, Fortaleza e Internacional no Brasil.

O treinador teve a grande oportunidade no exterior ao comandar a equipe Qatar SC, no Oriente Médio.

Em seguida, Ricardo voltou ao Vasco da Gama, mas saiu após alguns meses, quando aceitou o convite do Shimizu S-Pulse, do Japão.

Crédito imagem: Divulgação/Cruzeiro