Os velhos conhecidos Inter e América-MG se enfrentam nesta quarta-feira (10), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Independência, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Entretanto, será a quarta vez na história que as equipes se enfrentarão nas fases eliminatórias do torneio. A equipe mineira tem a vantagem.

Inter e América são velhos conhecidos

O Colorado venceu a disputa de 180 minutos somente em 2013 sob o comando de Dunga, vencendo em casa e empatando em Minas. Em 1998 e 2020, o Coelho o eliminou nos pênaltis em Porto Alegre e Belo Horizonte.

Portanto, das seis partidas disputadas na história da Copa do Brasil, são três vitórias do Inter (seis gols marcados), um empate e duas vitórias do América-MG (quatro gols marcados).

A equipe de Mano Menezes, por estar na Libertadores, entrou na terceira fase e eliminou o CSA nos pênaltis, após 16 chutes. Sendo assim, para chegar até aqui, a equipe de Vagner Mancini teve de eliminar Tocantinópolis, Santa Cruz e Nova Iguaçu. Os dois técnicos chegam pressionados para o duelo de hoje.

Histórico Inter e América-MG pela Copa do Brasil:

  • 18/11/2020: América-MG 0 (6)x(5) 1 Inter – América-MG classificado
  • 11/11/2020: Inter 0x1 América-MG
  • 17/07/2013: América-MG 1×1 Inter – Inter classificado
  • 10/07/2023: Inter 3×1 América-MG
  • 05/03/1998: Inter 1 (2)x(4) 0 América-MG – América-MG classificado
  • 04/02/1998: América-MG 1×0 Inter

Forlán, salto mortal e lesão

Sendo assim, os gaúchos só eliminaram os mineiros em 2013. Sob o comando de Dunga, o Inter venceu o jogo de ida por 3 x 1, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. O Beira-Rio, na época, estava em construção para a Copa do Mundo de 2014.

O América-MG abriu o placar com Rodriguinho. Entretanto, a resposta colorada veio no 2º tempo, com gols de D’Alessandro de pênalti, Forlán e Maurides, que se machucou quando fez uma cambalhota para comemorar o gol. O Inter seria eliminado nas quartas de final pelo Athletico.

Créditos de imagem do vídeo: Canal GOL DE PLACA no YouTube

Na época, as escalações eram:

Inter: Muriel; Índio, Jackson (Jorge Henrique) e Juan; Gabriel, Josimar, Dátolo, D’Alessandro e Kléber; Forlán (Maurides) e Rafael Moura (Mike). Técnico: Dunga

América-MG: Matheus Magalhães; Leandro Silva, Jaílton, Vitor Hugo e Danilo Barcelos; Andrei Girotto, Claudinei, Doriva (Leandro Ferreira), Rodriguinho e Nikão (Tiago Alves); Willians Santana (Kaio). Técnico: Paulo Comelli

Foto: Ricardo Duarte/Internacional