No Brasileirão 2023, a equipe do Coritiba já se encontra em fase de rebaixamento junto com o América Mineiro. Dessa maneira, o time não estará na elite do futebol brasileiro em 2024. Assim sendo, relembre as duas temporadas, que a equipe não consegue se manter na divisão de elite depois do acesso no Brasileirão.
Rebaixamento em 1993 e acesso em 1992
Nos anos 1992, a equipe disputou a série B do Brasileirão e então obteve o acesso para a elite do futebol. No ano seguinte, o de 1993, o Brasileirão era dividido por grupos na primeira fase, com 32 times. Assim, nós tivemos os grupos A,B,C e D. O nosso Coritiba, ele pertencia ao grupo D.
A equipe dentro da disputa, ela acabou ficando na vigésima sétima posição, com 13 pontos. Naquele ano, os clubes rebaixados foram 7. E são: América Mineiro, Ceará, Santa Cruz, Atlético Paranaense, Goiás, Fortaleza e Desportiva Ferroviária, e além do Coritiba logicamente. Assim, o grande campeão que levou a taça naquele ano, ele foi a equipe do Palmeiras.
Rebaixamento em 2020 e acesso em 2019
No ano de 2019, o time do Coritiba conseguiu obter o seu acesso para a elite do futebol Brasileiro. Desde o ano de 2018, a equipe tentava subir de divisão. Quando conseguiu em 2019 ficar em terceiro lugar e seguir em 2020 para série A.
Na elite do Brasileirão, a equipe tentou de diversas maneiras se manter naquele ano, mas acabou terminando em décimo nono lugar. Assim, com 31 pontos, a equipe foi rebaixada junto com o Botafogo, Góias e Vasco da Gama.
A equipe do Coritiba, naquela temporada, eles obtiveram no Brasileirão: 7 vitórias, 10 empates e 21 derrotas. Além disso, eles tiveram saldo de gol, de menos 23. Esse resultado, é muito por conta da pouca quantidade de bola na rede pelo clube naquela temporada. Dessa maneira, naquele ano, quem foi o grande campeão do Brasileirão, e conquistou o título, foi a equipe do Flamengo.
Veja mais, e confira o melhor sobre futebol nacional e internacional e ainda mais, nos siga no Google notícias ou nosso canal do Telegram. Aproveita galera!
Foto: Rodney Cordeiro e Silva