O ano era 2010, muita coisa boa estava acontecendo naquela época, foi o momento que o Vasco venceu pela última vez o Corinthians. Naquela época, o futebol brasileiro presenciava a era de ouro do Neymar em campo. Ainda, teve a histórica eleição, que pela primeira vez elegeu uma mulher como Presidente da República e a Espanha vencendo pela primeira vez uma copa do mundo. 

Mas, enquanto as pessoas ovacionavam nas ruas pela esperança de um hexa, Vasco e Corinthians aguardavam a disputa, que, mal sabia o Gigante da Colina, seria a última em 12 anos. Como em 2023, o Corinthians não estava no seu melhor momento, enquanto Santos vencia quase todos os títulos paulista e a Copa do Brasil.

Naquela temporada, o Brasil foi eliminado nas quartas de final, pela Holanda, que chegou até a semi, mas perdeu em um jogo histórico que levou a Espanha a conquistar seu primeiro mundial. Messi recebeu sua segunda bola de ouro e o Inter de Milão venceu o Mundial de Clubes com uma goleada em cima do Mazembe, sendo os dois times estreantes no campeonato.

Como foi o jogo

Entre partidas intensas e dramáticas que foram aqueles jogos de 2010, o Cruzmaltino venceu o time paulistano, em uma partida liderada pelo técnico PC Gusmão. Enquanto o Corinthians estava em um bambolê de troca. 

Naquele jogo do dia 13 de outubro de 2010, quem estava na liderança do Corinthians era Fábio Carille, o que foi uma vantagem para o Vasco, pois semanas após o técnico Tite viria para mudar a história do Timão. 

O Vasco que estava liderando a partida saiu vencedor, e desde então, Corinthians nunca mais deixou o time carioca ganhar. Claro que ganhar do time paulista não fez com que conquistasse o título. Naquele ano quem se tornou campeão brasileiro foi o Fluminense, o que levantou as expectativas do time para a Libertadores. não é nenhum spoiler que eles só segurariam o título doze anos depois. 

Ano de ouro do Santos

Com Neymar, Robinho e Paulo Henrique Ganso, eles dominaram as partidas e não apenas pelas dancinhas e os cortes de cabelos diferenciados, não, era o show que o trio dava em campo que fazia a diferença, esse ano, talvez, tenha sido a zebra desses times vencedores. O ano finalizou sem hexa, mas com muitas histórias boas para relembrar, e ao som do hit de verão da época, “O Rebolation”.

Corinthians e Vasco se enfrentam novamente terça-feira, as 21h, é a chance do Cruzmaltino mudar essa história.