O Uruguai venceu o Chile por 3×1 na primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. O placar contou com dois gols de De la Cruz e um de Valverde para o Uruguai e o athleticano Arturo Vidal descontou o placar para o Chile.

Com elenco renovado e técnico novo, o Uruguai demonstrou bom desempenho nos amistosos que teve, e iniciando essas Eliminatórias jogando em casa, confirmou o favoritismo. O Uruguai se junta aos demais times que estrearam com vitória e possuem três pontos. O Chile acaba sendo a primeira equipe a ser derrotada por mais do que um gol de diferença. 

Uruguai dominou o jogo

A partida começou estudada, com as duas equipes tentando impor sua troca de passes. A primeira chance aconteceu apenas aos 13 minutos, quando Darwin Nunez recebeu bola longa em profundidade, entrou na área e bateu para bora defesa de Bryan Cortés. A partir daí, o Uruguai conseguiu colocar um belo volume de jogo.  Os donos da casa começaram a atacar bastante, cercar a área chilena e levar perigo.

O gol, no entanto, demorou: somente aos 37 minutos, após linda triangulação pela esquerda do ataque da Celeste, Nicolás de la Cruz abriu o placar com chute cruzado. 1 x 0 a favor da equipe celeste.  A superioridade dos mandantes continuou até o intervalo. Nos minutos finais da primeira etapa, Nunez perdeu mais uma oportunidade clara de ampliar, mas Valverde tratou de dobrar a vantagem do Uruguai: o meio-campista arriscou de fora da área e acertou o canto de Cortés. 2 x 0. 

Boa atuação e vitória Celeste

O gol de Valverde deu um tom diferente ao segundo tempo: a vantagem uruguaia já era confortável e não precisavam mais seguir buscando tanto o ataque. Ainda assim, criaram as melhores chances durante boa parte da etapa final, mas o centroavante Darwin Nunez estava pecando batante na hora de finalizar.  O tempo foi passando e quando a troca de passes da Celeste encaixava, boas coisas aconteciam.

Por fim, o terceiro gol saiu em nova tabela. Valverde chamou contra-ataque, Nunez recebeu e achou Nicolás De La Cruz livre na pequena área precisando apenas chutar para o gol. 3 x 0.  Portanto, logo na sequência o Chile diminuiu em sua primeira chegada importante à área uruguaia. Após a bola explodir no travessão, Vidal apareceu no rebote para marcar de cabeça. Sendo assim, o volante do Athletico não tinha completado nem 10 minutos em campo e já entrou para marcar. Assim o placar permaneceu até o apito final. 

Foto: Divulgação/AUF