O último confronto com a presença da torcida pela competição continental foi em março de 2020.

O retorno da torcida pela Libertadores

O duelo do Inter contra o Metropolitanos nesta terça-feira, às 19h, marca o retorno do torcedor colorado ao Estádio Beira-Rio jogando pela Libertadores após três anos. Portanto, invicto há 10 meses em casa, o time de Mano Menezes terá o apoio de cerca de 30 mil pessoas.

A última partida em casa com torcida pela competição continental ocorreu há 1141 dias, em 3 de março de 2020. Na época a equipe era comandada por Eduardo Coudet e venceu a Universidad Católica do Chile por 3 x 0 com dois gols de Paolo Guerrero e um de Marcos Guilherme. Mais de 35.000 pessoas estiveram presentes.

O confronto contra os chilenos aconteceu poucos dias antes da paralisação do futebol e fechamento de estádios devido à pandemia de Covid-19. Entretanto, com os portões fechados, o clube gaúcho enfrentou América de Cali, Grêmio e Boca Juniors (2020), Always Ready, Deportivo Táchira e Olímpia duas vezes (2021).
Desde a volta da torcida, em outubro de 2021, o Inter não participou da Libertadores, apenas da Sul-Americana.

Retrospecto em casa é positivo

Sendo assim, o Inter, que nunca perdeu para os venezuelanos em Porto Alegre, tem boas chances de prolongar a invencibilidade no Beira-Rio. A última derrota do Inter foi para o Botafogo por 3 x 2 na virada no dia 19 de junho do ano passado, há 10 meses.

Desde então, foram 23 partidas disputadas em casa, com 17 vitórias e seis empates. São cinco vitórias e três empates na atual temporada. Apesar do retrospecto positivo, a última temporada foi marcada por eliminações no pênaltis para Melgar (Sul-Americana 2022) e Caxias (Gauchão 2023).
Para o jogo de hoje, a direção planeja 30.000 torcedores no Gigante. A média do Colorado em 2023 é de pouco mais de 18.000. A melhor torcida do ano foi de 37.182 no empate de 1 x 1 com o Caxias. Portanto, a bola rola às 19h contra o Metropolitanos, que perdeu na estreia contra o Nacional.

Foto: Sport Club Internacional / Divulgação