Pode soltar o gritar campeão, a América é sua Fluminense! Pela primeira vez em toda a história, Fluminense Clube de Regatas, fundando no dia 21 de julho de 1902, é dono da taça Conmebol Libertadores 2023.

Após grande decisão, veja como foi a trajetória do mais novo vencedor da Conmebol Libertadores.

Início da trajetória do Campeão

O início do campeão começou dia 05/04 contra Sporting Cristal, onde venceu com o placar de 3 x 1 na chave D da fase de grupos. Destaque inicial para Germán Cano, que aos 35 anos de muita qualidade e futebol, conseguiu fazer dois gols. Vitor Mendes também deixou o seu, e o Fluminense voltou para casa com 3 pontos no campeonato.

Com uma vitória no bolso, Fluzão segue para o confronto com The Strongest dentro de casa. Partida de muita tranquilidade e com um placar de 1 x 0, com o gol de Nino aos 40 minutos de jogo.

Contudo, um dos adversários mais difíceis estavam por vir. Maracanã recebeu a partida entre Fluminense e River Plate, e mais uma vez o atacante Cano foi destaque da partida, deixou 3 gols aos 29, 53 e 86 minutos. Jhon Arias também fez dois gols, e deixou o placar de 5 x 1. Grande vitória!

Além disso, a primeira derrota veio em La Paz, na Bolívia. Um adversário que já teria enfrentado dentro de casa, derrotou a grande equipe de Fernando Diniz. 1 x 0 para o The Strongest.

O reencontro de Fluminense e River Plate foi em Buenos Aires – Argentina, e apesar de ter controle do jogo, saiu com a segunda derrota seguida. O placar de 2 x 0 para o River Plate saiu doído ao clube de Regatas.

Com 6 pontos no grupo D, o mais novo artilheiro, Germán Cano abriu o placar contra um velho adversário, mas o Sporting Cristal empatou e o placar de 1 x 1 ficou aberto dentro do Maracanã.

Com a liderança dentro do grupo D e 10 pontos, as oitavas de finais seria a próxima parada ao Fluzão.

Oitavas de final

Com apenas dois jogos, o clube de Regatas teria que focar e não esquecer de seu objetivo. No estádio de Diego Armando Maradona, em Buenos Aires – Argentina, um jogo equilibrado e com cartões vermelhos, o empate foi dado, 1 x 1 contra o Argentinos Júniors.

No Maracanã o Fluminense decide? Sim! Para cravar sua permanência na Glória Eterna, Samuel Xavier e John Kennedy fizeram sua parte e deixaram o placar de 2 x 0. Classificados e mais perto do grande objetivo.

Todavia, a busca do título só estava começando!

Quartas de final

O líder do grupo H, o Olímpia seria o próximo adversário a se enfrentar. André e Germán Cano abriram o placar de 2 x 0 no primeiro jogo, com 70% de posse de bola e ótimo jogo.

Já em Assunção – Paraguai, a história não foi diferente e os grandes nomes do Fluminense ganharam pelo placar de 3 x 1. Mais uma vez, Germán Cano e John Kennedy fizeram gol! Próxima partida, semifinal Brasileira.

Semifinal brasileira

Somente com 3 jogos para a grande final, o clube enfrentaria um grande brasileiro do sul. Equilibrado, jogado, ótimo jogo para quem gosta de futebol. Assim como Germán Cano, Samuel Xavier ampliaram o placar e foram os destaques dessa vez, mas o empate no Maracanã ficou aberto em 2 x 2.

Contudo, o segundo jogo começaria no grande beira-rio! Com grandes passes e posse de bola acima de 60%, o Internacional abriu o placar e tomou conta dos dois tempos, e foi com os destaques da Libertadores, os jogadores John Kennedy e Germán Cano conseguiram ampliar no final do jogo e dar início ao grande sonho deixado em 2008. 2 x 1 para o Fluminense.

A grande final chegou!

Desse modo, o grande dia chegou, 04 de novembro de 2023, estádio do Maracanã no Rio de Janeiro – RJ. 69 mil corações tricolores, uma renda gigantesca e um time guerreiro. Os 90 minutos foi de posse para o Fluminense, que logo no primeiro tempo já abriu o placar. Mas nada é fácil, e o grande Boca Júniors, campeão 6 vezes, ampliou no segundo tempo.

Porém, a prorrogação que era um grande medo de todos os torcedores iria começar, mas o Dinizismo estaria em campo. John Kennedy, a joia do técnico Fernando Diniz entrou, fez o gol e foi expulso. Predestinado? Sim! Todavia, ele marcou sua história.

Enfim, foram 30 minutos de muito suor, muita dedicação e muito futebol!

Parabéns, Fluzão! Seja muito bem-vindo a galeria de campeões da Conmebol Libertadores 2023.

A América é tricolor.

Imagem: Site TNT Sports

Confira todas as informações sobre futebol nacional nos siga no Google notícias ou nosso canal do Telegram.