Thiago Carpini é o novo técnico do São Paulo. Reconhecido pelos trabalhos no Água Santa e no Juventude, ele foi escolhido criteriosamente pelo Tricolor. Depois de uma série de entrevistas, a direitoria, especialmente Muricy Ramalho, decidiu que o estilo de jogo e os objetivos do treinador estavam em sintonia com as expectativas do clube. Mas, afinal, quais são as preferências dele?

Thiago Carpini prefere bola no pé

Em entrevista ao podcast Flow Sport Club, em março de 2023, Carpini deixou claro que gosta de um futebol que mantém a bola no pé e constrói triangulações, especialmente pela lateral. “Falo muito para os atletas: o futebol anda muito físico e perdemos a irreverência, o enfrentamento. Acredito no futebol de drible, de um contra um. Temos que organizar taticamente para criar alternativas e improvisos, é algo que trabalho muito”, contou.

O treinador gosta da saída de bola em um estilo que já vem sendo aplicado no São Paulo: o goleiro sai jogando com os zagueiros ou os laterais, com a bola nos pé. O principal objetivo é trazer o adversário para perto e abrir caminho para que os laterais construam a jogada com o pontas.

A preferência de Carpini, realmente, é começar e manter o jogo nas laterais. O técnico gosta de fazer a triangulação pela beirada do campo, com toques curtos, e, posteriormente, inversões de jogada. Há a opção também de mandar direto para a área, já que o treinador mantém o centroavante bem adiantado.

Quanto à defesa, de forma geral, o brasileiro mantém duas linhas de quatro. Os jogadores ficam no meio termo da área defensiva – nem adiantados, nem próximos demais ao gol. E, claro, o objetivo é recuperar a bola no pé, com calma, sem dar chutões: “Para jogar nos meus times, tem que ter essas características com capacidade técnica e o ‘gostar’ de ter a bola. Às vezes, a gente vê jogos que nem são futebol: você não tem a bola nunca e só corre atrás – ou espera o outro errar para reagir. Não que eu ache isso errado, porque não tem certo e errado, mas é o que eu penso.”

Por fim, quer saber mais informações sobre o futebol feminino e masculino, nacional e internacional? Nos siga nas redes sociais, site, Google notícias e no canal do Telegram.

Crédito da imagem: Reprodução/Instagram @tcarpini