Neste final de semana, tivemos os quatro jogos de volta das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. A saber, os duelos, que confirmaram o acesso para a Série C de 2024, foram de muita emoção, reviravolta e grandes histórias.

O fim do martírio grená na Série D

A saber, após oito anos fora da Série C, com direito a quatro acessos perdidos, para ABC, América-RN, Manaus e Treze, o Caxias retorna à 3ª divisão do futebol brasileiro. Na tarde deste sábado, o Grená derrotou a Portuguesa-RJ, uma das melhores campanhas desta edição, com placar de 1 x 0. O gol do acesso, fora de casa, foi marcado por Eron, após empate na ida, em 1 x 1.

Athletic Club: do ostracismo para a Série C

Na sequência, temos o Athletico Club, da cidade mineira de São João Del Rei, que saiu do status de licenciado, em 2018, após 49 anos, para chegar a Série C, em 2024. Assim, após subir duas divisões e alcançar a elite mineira, em 2021.

A saber, tudo isso se deu após vencer a ida, em solo baiano, por 2 x 0, diante do Bahia de Feira, o que deu tranquilidade ao time alvinegro de perder por 1 x 0, no Mineirão, para garantir o inédito acesso para a Série C do Brasileirão.

A volta por cima da Ferrinha

Após 21 anos, a Ferroviária volta a disputar a terceira divisão nacional, após vencer a ida, em Araraquara, por 1 x 0, a Ferrinha empatou com o Sousa, em 1 x 1, na tarde quente deste domingo (3), no sertão paraibano. Assim, a equipe do interior paulista elimina o fantasma de 2021, quando foi despachada em casa, nos pênaltis, também nas quartas de final da Série D, para o Atlético-CE. Sendo assim, o final de semana para a torcida afeana foi completo, contando também com a classificação da equipe feminina para as finais do Brasileirão.

Gols nos acréscimos e bate e volta para o Ferrão na Série D

Após duplo empate em 1 x 1, com os dois gols do duelo de volta, na noite deste domingo (3), em Fortaleza, saírem nos acréscimos da partida, Ferroviário e Maranhão decidiram a vaga nos pênaltis. Com três cobranças para cada lado, o MAC desperdiçou todas.

Por outro lado, o Tubarão da Barra colocou todas nas redes garantiu o retorno para a Série C, após o rebaixamento do ano passado. Vale ressaltar que o Ferroviário sobe invicto e com a melhor campanha da Série D até aqui. Além disso, ambas as equipes estavam no mesmo grupo na primeira fase da competição.

Acesso para uns, vaga na Série D para outros

Dessa forma, com os acessos de Ferroviário, Athletic e Caxias, as vagas destinadas para essas equipes da próxima edição da Série D, em 2024, foram realocadas. A saber, os beneficiados serão Atlético Cearense, Ipatinga e Avenida, via campeonatos estaduais.

Créditos da imagem: Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul