São Paulo x Sport duelaram nesta quinta-feira (1) pelo segundo jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. O Tricolor tomou virada histórica por 3 x 1, mas venceu nos pênaltis por 5 x 3.

1º Tempo – Tudo igual no Morumbi

Em princípio, o São Paulo já estava com a vantagem pois ganhou a primeira partida por 2 x 0 na Ilha do Retiro, em Recife.

Talvez por isso que a equipe de Dorival Jr tenha começado a partida lenta e acomodada, vendo o time pernambucano criando mais jogadas de ataque nos primeiros momentos.

A boa chance do Tricolor abrir o placar veio aos 22 minutos com Calleri, que recebeu lançamento de Rafinha e correu até a linha de fundo, driblando Sabino, mas Renan defendeu.

Porém, o gol são-paulino só aconteceu aos 25 minutos, quando houve uma tabela entre Michel Araújo e Luciano, que resultou num golaço de Araújo.

Após o gol, o jogo parecia dominado pelo São Paulo, mas o Sport não se sentiu intimidado e conseguiu reagir.

Então, o empate veio aos 43 minutos, com Alisson Cassiano, aproveitando um rebote de defesa do goleiro Rafael, depois de escanteio cobrado por Jorginho.

2º Tempo – A zebra entrou em campo

Não houve tempo para o São Paulo respirar porque a virada do Sport foi aos 6 minutos, após cobrança de dois escanteios seguidos.

Na segunda vez, Jorginho cobrou fechado em uma jogada ensaiada com Sabino, que cabeceou para dentro da rede de Rafael.

Nessa altura da partida, a equipe de Pernambuco precisava de mais um gol para levar a decisão para as cobranças de penalidades.

Já o Tricolor começou a cair de produção e cansar na etapa final, principalmente com a pressão do Leão em cima da saída de bola.

Tanto Dorival Jr quanto Enderson Moreira fizeram modificações para colocar os times no ataque, mas sem surtir muito efeito.

Mas quando todos já se preparavam para o encerramento do jogo, o improvável ocorreu, porque Sabino marcou novamente para o Sport e mandou a decisão da classificação para os pênaltis. O terceiro gol foi praticamente igual ao segundo.

Como se não bastasse, essa foi a primeira vez que o Leão venceu o Tricolor no Morumbi e ainda mais com essa diferença de gols. Esse resultado nos 90 minutos ainda tirou a invencibilidade de 11 jogos dos paulistas.

Como foram as penalidades

Nessa altura, a torcida são-paulina tinha murchado no entusiasmo, ainda mais com o histórico de jamais ter vencido a Copa do Brasil.

Daí, começou a fase de cobrança de pênaltis, que foi da seguinte forma:

  • Wellington Rato faz 1 x 0 para o São Paulo
  • Sabino empata para o Sport
  • Beraldo amplia para o Tricolor
  • Luciano Juba cobra e Rafael defende para o São Paulo
  • Calleri faz 3 x 1 para o Tricolor
  • Alisson Cassiano marca o segundo para o Leão
  • Rafinha meteu o quarto gol para São Paulo
  • Rafael Thyere marcou o terceiro do Sport
  • Pablo Maia acerta o último pênalti e classifica o Tricolor para as quartas-de-final da Copa do Brasil

No fim, o resultado acabou sendo o triunfo do favorito e o São Paulo venceu nas penalidades por 5 x 3 e agora espera o adversário na próxima fase que será definido por sorteio.

São Paulo x Sport – Próximos jogos

O São Paulo causou nos últimos noticiários com a terceira volta de Alexandre Pato, mas agora tem que se preocupar com o jogo contra o Grêmio, no domingo (4), às 16h (horário de Brasília), em Porto Alegre, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

A equipe paulista está em terceiro lugar na competição, com 15 pontos, contra os 14 conquistados pelos gaúchos, que se encontram na quinta colocação.

Por outro lado, o Sport vem se saindo bem no Campeonato Brasileiro da Série B, ocupando o nono lugar e somando 14 pontos. O próximo desafio será contra o Londrina, fora de casa, no domingo (4), às 18h (horário de Brasília), no Estádio do Café.

Crédito imagem: Rubens Chiri/SPFC