O atacante de 34 anos, Alexandre Pato, deve ficar de fora dos planos de 2024 do São Paulo.

O time que conquistou recentemente a inédita Copa do Brasil e garantiu a vaga da Conmebol Libertadores 2024, pode dispensar o jogador no final do ano.

Passagens no tricolor

Ainda assim, vale lembrar que essa tem sido a 3 passagem de Pato no clube paulista e a vinda só foi aceita por conta de ser uma contratação sem custos, e isso dependeu de seu desligamento no time do Orlando City – EUA, após uma lesão grave no joelho.

A primeira passagem foi em 2014, onde sob comando de Muricy Ramalho, o atacante chegou a fazer sucesso ao lado de grandes jogadores. Tais como: Luís Fabiano, Kaká, Ganso e Michel Bastos.

Sua atuação como segundo atacante rendeu 12 gols e 39 partidas.

Todavia, seu sucesso foi em 2015, onde o protagonista de 26 gols em 59 partidas fez história e deixou seu nome no clube.

Nesse meio tempo, ao final do empréstimo realizado pelo São Paulo, o jogador não foi adquirido e acabou indo para alguns clubes como: Villarreal e Tianjin Tianhai.

Similarmente, Pato retornou a equipe em 2019 sem custos e assinou um contrato até o fim de 2022. No entanto, a passagem não trouxe o brilho anterior igual a primeira vez. Algumas lesões, alguns treinadores e o atacante foi perdendo espaço.

Em agosto de 2020, Alexandre abriu mão e rescindiu seu contrato com o São Paulo, assinando com Orlando City que defendeu até o final do ano de 2022.

Retorno por amor ao São Paulo

Após uma lesão de grave impacto no joelho direito, em fevereiro de 2023, o jogador vinha utilizando as instalações do clube enquanto se recuperava da cirurgia.

E logo, o atacante foi contratado pelo clube de grande amor.

Contudo, sua terceira passagem conta com o mesmo problema da última vez, o brilho não voltou e ele não atuou intensamente.

Motivos podem ser levado a gravidade de sua última lesão, desgaste por idade e até perda de espaço por ademais jogadores com mais condicionamento físico e potencial elevado.

Pato não entra em atuação no campo desde setembro, e fez apenas 10 jogos com 2 gols. Seu contrato tem fim em dezembro e não entra nos planos do técnico Dorival Júnior.

No último dia 02/11, após coletiva de pós-jogo entre São Paulo e Cruzeiro, o técnico direcionou palavras referente ao futuro de alguns jogadores. E jogador teve seu futuro subentendido no comentário abaixo.

“Nem todos serão aproveitados, é natural. Sinto por isso, mas não foi culpa nossa. Por um número alto de lesões, a diretoria optou por grupo maior”. – Dorival Júnior em coletiva pós-jogo no Morumbi.

Qual seria o melhor time para Pato se encaixar?

Atualmente, o jogador não tem clubes atrás de uma oportunidade, mas logo após o final do Brasileirão será detalhado o futuro para 2024 do clube.

O retorno de Alexandre Pato ao seu clube de revelação seria o mesmo que a permanência no clube paulista. Sem utilização!

Então pode ser que times atuais da série B, internacionais ou até mesmo o Orlando City se interessem pelo jogador e sua reta final no esporte.

Por fim, aguardaremos as próximas cenas do futuro incerto de Pato no tricolor paulista.

Imagem: Bruno Escolástico/ ESCOLÁSTICO FOTOGRAFIA

Confira todas as informações sobre futebol nacional nos siga no Google notícias ou nosso canal do Telegram.