Nomes de peso do futebol brasileiro fazem parte da lista de maiores artilheiros da Copa do Brasil. Esses grandes jogadores deixaram a sua marca na competição mais democrática do país e criaram uma disputa individual, na qual já ocorreram várias reviravoltas.

Qual é o maior artilheiro da Copa do Brasil?

Por muitos anos, Romário liderava a artilharia da competição, com 36 gols. Em 2022, Fred assumiu a liderança do ranking ao fazer seu 37º gol na competição.

Viola fecha o pódio, com 29 gols, três a mais do que Gabigol, do Flamengo, que tem apenas 26 anos e grandes chances de subir posições nessa lista. Inclusive, pela sua idade, há expectativa de que o atacante Rubro-Negro possa ser o maior goleador da Copa do Brasil.

Confira abaixo quem são os dez maiores artilheiros da história da Copa do Brasil

1º. Fred – 37 gols

Ex-atacante e hoje dirigente do Fluminense, Fred é o maior artilheiro da história da Copa do Brasil e quem mais marcou gols em uma só edição do torneio: 14, em 2005, pelo Cruzeiro. A primeira vez que balançou as redes na competição foi em 2004, ainda pelo América-MG, time que o revelou. O último foi no ano passado, contra o Vila Nova. Mesmo com tantos gols (37 em 56 jogos), nunca levantou nenhuma taça do torneio.

2º. Romário – 36 gols

Dos mais de 1000 gols do Baixinho na carreira, 36 deles foram na Copa do Brasil, em 46 jogos. Curiosamente, a primeira vez que ele deixou a sua marca no torneio foi só depois de sua volta da Europa, já em 1995, com a camisa do Flamengo, no jogo contra o Sousa-PB. O 36º e último gol foi pelo Vasco, em 2007, contra o Fast Clube. Assim como Fred, não conquistou a competição.

3º. Viola – 29 gols

O ex-atacante colecionou gols pela Copa do Brasil, sendo os mais importantes deles marcados na campanha do título de 1995 com a camisa do Timão. Ele balançou as redes seis vezes naquela edição, dois contra o Paraná, nas quartas de final, três contra o Vasco, no histórico 5 x 0 na segunda partida da semi, e no primeiro jogo da decisão contra o Grêmio, no Pacaembu.

4º. Oséas – 28 gols

Oséas tem duas Copas do Brasil no currículo, e foi decisivo em ambas as campanhas. Sendo assim, em 1998, pelo Palmeiras, fez o gol do título na final contra o Cruzeiro, além de ter marcado duas vezes nas semifinais, contra o Santos, e uma nas quartas, diante do Sport. Já pelo Cruzeiro, em 2000, balançou as redes incríveis dez vezes em 12 jogos que disputou, sendo o jogador mais importante contra o Santos, na Vila Belmiro, pela semifinal.

4º. Paulo Nunes – 28 gols

Dupla de Oséas no histórico Palmeiras de Felipão, Paulo Nunes também fez 28 gols, mas conseguiu uma taça a mais que o parceiro: foram três, por Flamengo (1990), Grêmio (1997) e Palmeiras (1998). Não anotou tentos em 90, mas colocou nove bolas nas redes em 97 e outras cinco em 98, sendo uma delas no segundo jogo da final contra o Cruzeiro, no Parque Antárctica.

6º. Dodô – 26 gols

O artilheiro dos gols bonitos mas que não conquistou títulos da Copa do Brasil, foi eleito o craque do campeonato em 2007, jogando pelo Botafogo. Fez o seu primeiro gol pela competição em 1995, jogando pelo São Paulo.

6º. Gabigol – 26 gols

Portanto, ainda em atividade, Gabigol reúne condições para desbancar o posto de Fred caso continue atuando em alto nível no Brasil. Artilheiro de três edições da Copa do Brasil, todas elas pelo Santos (2014, 2015 e 2018), o atacante do Flamengo levantou a taça pela primeira vez no ano passado.

8º. Léo Gamalho – 25 gols

Entretanto, o nome menos badalado do top 10, é o outro jogador da lista que ainda está em atividade – joga pelo Vitória, que foi eliminado ainda na primeira fase da atual edição. Também já foi artilheiro da Copa do Brasil em três edições: 2014, pelo Santa Cruz, com seis gols, 2017, pelo Goiás, com cinco, e em 2020, pelo CRB, com seis.

8º. Luis Fabiano – 25 gols

Empatado com Léo Gamalho, o Fabuloso encerrou a carreira sem títulos da Copa do Brasil. Ao menos, foi artilheiro em uma edição: 2012, quando marcou oito gols com a camisa do São Paulo. Em 2003, ele fez os mesmos oito tentos, mas quem terminou na artilharia foi Nonato, do Bahia.

10º. Evair – 24 gols

O Matador palmeirense é quem fecha o top 10 de artilheiros da Copa do Brasil. Ele também não teve a oportunidade de levantar a taça, mas fez gols na competição com as camisas de vários times: Palmeiras, Atlético-MG, Portuguesa, São Paulo e Coritiba.

Por fim, será que um dia alguém bate o posto do Fred?

Foto: Buda Mendes/Getty Images