Na quinta-feira(9) a noite, Romário foi eleito o novo presidente do America- Rj. Aos 57 anos, o ex- jogador campeão do mundo, em 94 e atual Senador(PL) assumirá o mandato do clube em janeiro de 2024 até o fim de 2026.
O baixinho foi o único candidato(oposição) a concorrer o pleito, já que grupo de situação que alçou Sidney Santana à presidência não lançou candidatos na disputa. O evento contou com a partição dos torcedores, no Club Municipal, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Entretanto, pelo regimento do America, o baixinho precisaria atingir o mínimo de 30 votos para confirmar a eleição. No entanto, com 54 votos e apenas dois foram em brancos Romário foi eleito.
Vamos focar no presente e, principalmente no futuro. É hora de deixar o passado para trás e construir um novo destino para o America. Vamos colocar nosso clube no lugar que lhe é de direito: entre os maiores e mais vitoriosos times do Brasil.
-Romário em discurso como novo presidente do America-RJ
Situação do America
Fundado em 18 de setembro de 1904, o Mecão que já figurou entre os principais clube do Brasil, sendo a quinta maior força do futebol carioca, hoje disputa a Série A2, a segunda divisão do campeonato estadual.
O clube possui uma divida entorno de R$80 milhões. Porém, o valor é contestado por Sidney Santana, atual presidente. Apesar disso, Romário descarta mudar o sistema da gestão para SAF.
A principio, Romário será o presidente que na inauguração na nova sede do clube, que está sendo construída na Tijuca, bairro da zona norte do Rio, e tem conclusão prevista para 2025.
Além disso, como novo presidente, o baixinho planeja devolver o America a elite principal do campeonato carioca e, ao menos, no Campeonato Brasileiro da Série B em até seis anos.
Primeira promessa após a eleição
Já como novo presidente do clube carioca, Romário prometeu que buscará o reconhecimento do America como campeão Brasileiro, pela conquista do Torneio dos campeões, torneio que envolvia outras equipes nacionais.
O Torneio dos Campeões foi organizado pela CBF, em 82. A disputa da competição foi realizada após o término do campeonato brasileiro e semanas antes da Copa do Mundo.
Com a conquista do America, o ano de 1982 foi o único até hoje a protagonizar dois títulos nacionais vencidos por equipes do Rio de Janeiro no mesmo ano, tendo em vista o titulo de campeão brasileiro conquistado pelo Flamengo na temporada.
Vale ressaltar, que em 2021 o America solicitou junto a CBF o reconhecimento do titulo como edição do Campeonato Brasileiro. Agora, com Romário à frente a presidência, a busca do reconhecimento volta a ganhar força.
Foto: Arthur Lyrio/ America Football Club