Na manhã deste sábado, dia 13, Roger Machado assumiu oficialmente o cargo de treinador do Juventude. Antes do início das atividades de treinamento, o novo comandante do time concedeu uma entrevista coletiva nas instalações do Estádio Alfredo Jaconi.

Roger Machado volta ao Juventude depois de 10 anos

De maneira descontraída, Roger brincou com a situação, mencionando que está de volta ao clube após uma década, apresentando alguns quilos a mais e cabelos brancos.

— “Ontem me mandaram uma foto minha treinando o clube e quase não me reconheci. Se passaram 10 anos. As experiências na vida vão dando a maturidade para evoluir pessoalmente e profissionalmente. Eu volto um profissional com mesmo perfil, mesma característica, mas com a sabedoria dos cabelos brancos” — declarou Roger, que completou sobre o retorno:

— “Ontem falei para os atletas o prazer que estava sentindo em voltar ao Juventude. Poder reencontrar muitas pessoas que trabalhei há 10 anos. Poder sentir que o clube trilhou o seu caminho de volta ao seu lugar que não deveria ter saído e, de alguma forma, lá atrás fiz parte deste processo. Muito feliz pela oportunidade e extremamente motivado para trabalhar. São muitos objetivos, Estadual, Copa do Brasil e Brasileiro. ” 

Técnico estava disponível no mercado

Roger Machado encerrou sua última experiência como treinador em 2022, desempenhando o papel no comando técnico do Grêmio durante a Série B do Campeonato Brasileiro. Contudo, não conseguiu concluir sua trajetória no time de Porto Alegre. Questionado sobre o motivo de não ter assumido nenhum compromisso em 2023, Roger destacou dois fatores preponderantes. Em primeiro lugar, expressou o desejo de dedicar mais tempo à sua família. Em seguida, salientou que uma considerável parcela dos clubes optou por contratar treinadores estrangeiros, o que impactou suas oportunidades no cenário.

— “Comecei no futebol com 16 anos e fiquei dentro de campo por 18 anos. Eu planejei que quando não estivesse empregado, ia ver minha família, ver minhas filhas crescerem. Não abria mão disso. Até julho eu estava vivendo essa organização. A partir daí as circunstâncias do mercado impuseram ao treinador do futebol brasileiro que a gente tivesse de se adaptar. Se não me engano, metade dos treinadores no Brasil são estrangeiros. Isso fez com que as vagas encolhessem no mercado brasileiro. Ano passado ministrei as aulas na CBF Academy na licença A e Pró. Cada turma tinha 40,50 profissionais de diversos estados. Foi um ano importante de reciclagem” — comentou o novo técnico do Juventude

Roger tem pouco tempo até a estreia do Juventude no Gauchão

Roger Machado dispõe de apenas uma semana para moldar a escalação do Juventude que entrará em campo contra o Santa Cruz, marcando a estreia no Campeonato Gaúcho. Portanto, dado o curto intervalo de tempo, o treinador está aproveitando cada momento disponível para interagir com o elenco. Nesse estágio, seu principal objetivo é familiarizar-se o máximo possível com as características individuais dos jogadores. Vale mencionar que não haverá jogo-treino durante a pré-temporada, sendo que o teste previsto contra o Novo Hamburgo, originalmente agendado para este domingo, foi cancelado.

— “Não é novidade isso para gente no futebol brasileiro, quanto muito temos duas semanas de trabalho, 10 dias, jogos decisivos importantes no começo. Isso não assusta mais a gente. Criamos alternativas para ter uma equipe muito competitiva. Quanto aos atletas, quase a totalidade temos um contato com as passagens pelos clubes. Sobre os que a gente não conhece na totalidade, buscamos nas fontes. É um desafio, mas tenho dito que eu não vou construir algo em cima do trabalho do Carpini. Vou construir algo a partir do trabalho do Carpini” — afirmou o técnico.

O Juventude entra no Gauchão pressionado em voltar a fazer boas campanhas. A saber, a última final que a equipe disputou foi em 2016, quando enfrentou o Inter e perdeu o título. Portanto, questionado sobre o objetivo no certame estadual, o técnico foi objetivo: 

— “Ser campeão, nada menos que isso” — finalizou Roger Machado. 

E por fim, quer saber mais informações sobre o futebol feminino e masculino, nacional e internacional? Então, siga o Cruzou é Gol nas redes sociais, siteGoogle notícias e no canal do Telegram.

Foto: Fernando Alves/ Juventude