O alvinegro lidera o brasileirão com 6 pontos de diferença para o segundo colocado. Além disso, desde 1995 o clube carioca nunca esteve tão perto de conquistar o título nacional. Porém, o glorioso nunca foi campeão nacional com o melhor time da história formado por Garrincha e Nilton Santos. Sabendo disso, resolvemos mostra por que o Botafogo de Garrincha nunca foi campeão brasileiro.

12 anos no Botafogo sem título nacional

A princípio, o gênio das pernas tortas entrou no time profissional a partir de 1953. Após um treino, o craque deixou Nilton Santos desconcertado com seus dribles. Santos, um dos melhores defensores do mundo e líder do Botafogo, pediu a contratação de Garrincha, que fez história com camisa do clube carioca. Conquistando o campeonato carioca de 57, 61 e 62 e o torneio Rio-São Paulo de 62-64.

Por outro lado, esse foi o auge da carreira do craque, onde conquistou paralelo aos cinco títulos com o Botafogo duas Copas do Mundo pelo Brasil em 58 e 62, sendo protagonista no último título pela seleção, devido à lesão de Pelé na fase de grupos.

Por que o Botafogo de Garrincha não foi campeão brasileiro?

Inicialmente, o campeonato brasileiro é existe desde 1959, e as primeiras edições foram vencidas por Bahia, Palmeiras e Santos. Além disso, o torneio nacional começou quando o craque já estava no Botafogo como titular e encantando o Brasil. Porém, a única vez que o glorioso chegou a fase final com Mané foi 1962 e foi superado pelo Santos de Pelé.

Outro ponto interessante é que, em meados do século passado, os títulos regionais e inter-regionais eram mais relevantes. Nesse sentido, Garrincha e Nilton Santos são os dos grandes ídolos do Botafogo por vencer três campeonatos cariocas e dois Rio-São Paulo em um torneio com o Santos de Pelé, Pepe e Coutinho. Por fim, dentro da realidade de meados do século XX, o torcedor botafoguense não estava triste por não vencer o recente Campeonato Brasileiro.

O terceiro ponto que influenciou a não conquista do título brasileiro de Mané, foi o declínio técnico. Após a Copa de 1962, quando os problemas com álcool aumentaram, o craque sofreu com lesões até sair do Botafogo em 1965 sem conquistar nenhum título nacional pelo glorioso.

Explicação rápida: O título de 1937 do Atlético-MG é valido por ser organizado por uma Federação Nacional em 1937. Logo, não citamos o galo porque a linha do tempo volta em 1959.

Mesmo sem os títulos brasileiros, Mané Garricha levou o glorioso para o Mundo

Por fim, mesmo sem ganhar títulos brasileiros. Garrincha fez o Botafogo ficar conhecido no mundo todo devido o verdadeiro esquadrão montado ao seu redor. Aliás, vale lembrar que clubes com grandes craques faziam amistosos ao redor do mundo contra grandes times. Além disso, vários países viram o talento do fogão liderado pelo gênio das pernas tortas. Logo, podemos afirmar que existe um Botafogo antes e após Mané mesmo sem títulos brasileiros. 

Para acompanhar todas as notícias sobre futebol entre no nosso grupo do Telegram

Crédito imagem: Botafogo