Nesta quarta(15) feriado, o Flamengo comemora 128 anos. Clube da maior torcida do Brasil e um dos mais vitoriosos do país, o rubro-negro tem muito a comemorar. Apenas no século XXI foram conquistados 22 títulos, uma média de um por ano. Em toda a sua história foram 60 títulos oficiais computados.

Geração Zico

Maior ídolo da nação rubro-negra, Zico fez parte da geração mais vitoriosa do Flamengo, conquistando Libertadores e Mundial de 81, quatro brasileiros e 7 campeonatos cariocas. A geração de 80 marcou sua história no Mais Querido do Brasil com uma verdadeira seleção em vermelho e preto, abrindo os caminhos para gerações de craques que estavam por vir.

Geração vitoriosa da década de 80. Foto: Masahide Tomikoshi/Tomikoshi Photography

Sérvio que serviu ao clube

A história do Flamengo é longa e marcada por inúmeros jogadores. Pode até parecer injusto não citar um por um. Porém, o Sérvio Petkovic marcou uma geração de flamenguistas desacredito. Primeiro, na final contra o Vasco com o gol antológico de falta aos 43º do segundo tempo, consagrando-se herói do Tri Carioca, em 2001.

Pet também comandou o elenco rubro-negro de 2009, na conquista do campeonato Brasileiro. O clube amargava um jejum de 17 anos e com ajuda do sérvio arrancou da sexta posição até o topo da tabela levando milhões a delírio.

Petkovic comemora gol pelo Flamego. Foto: Getty images

Geração 2019

O Flamengo amargou anos brigando para não cair no Brasileirão. Todavia, o clube sempre conquistou um titulo aqui e outro ali. No entanto, foi a partir de uma restruturação no clube após o mandato do presidente Eduardo Bandeira de Mello que as coisa começaram a mudar. Um projeto que levou alguns anos, mas trouxe de volta uma potência que estava adormecida por anos no futebol nacional.

O comando de Jorge Jesus trouxe animo para jogadores que antes, sem expetativas não rendiam, inclusive o “predestinado Gabigol, herói ao marcar nas duas finais de Libertadores conquistadas pelo Flamengo.

Elenco vitorioso da geração de 2019. Foto:Getty images

O Mais Querido do Brasil

A popularidade rubro-negra vem muito antes da Tv Globo, como muitos acreditam. O “titulo” de Mais Querido do Brasil ocorreu em 1927, em votação realizada pela água mineral Salutaris em parceria com o Jornal do Brasil elegeram por meio de votação o Flamengo com o clube mais querido do Brasil.

A votação foi realizada da seguinte forma, o torcedor deveria escrever seu nome no rótulo da garrafa mineral Salutaris ou no cupom impresso no Jornal, e envia-lo preenchido para a sede do Jornal do Brasil. Somando 254.850 votos, o Flamengo foi eleito o clube mais querido do Brasil, recebendo a Taça. Atualmente a Taça Salutaris fica em destaque na sala de troféus, na Gávea.

Taça Salutaris e o título de clube “Mais Querido do Brasil”

Maior invencibilidade do futebol brasileiro

O Flamengo ficou de outubro de 1978 a maio de 1979 sem perder, alcançando a maior marcar do futebol brasileiro, atingindo 52 jogos invictos, se igualando ao Botafogo.

Recordação do centenário

Há exatos 28 anos, no dia 15 de novembro de 1995, o rubro-negro comemorava seu centenário jogando contra o Cruzeiro no Mineirão, em partida valida pela Supercopa Libertadores. A partida terminou em 1 a 0 para o Mais Querido, com direito ao canto de parabéns para você. No entanto, o que marcou a festa, foi assistir a a torcida Cruzeirense participar da festa rendendo parabéns ao Flamengo. As duas torcidas num gesto de união entoaram o canto numa só voz. Um verdadeiro espetáculo.

Parabéns Mengo!

A festividade será realizada na sede do clube, na Gávea, começando às 07 da manhã( Horário de Brasília) e vai até o parabéns, previsto às 13h. O evento contará com sócios e convidados. Além disso, o ex- zagueiro Mozer relançara o sue livro “Luta, suor e vitória. Mozer, a biografia de um campeão‘, que será vendido na loja da Adidas, às 10h(Horário de Brasília).

Confira a programação completa dos 128 anos rubro-negro

  • 7h – Alvorada no remo
  • 8h – Café da manhã no remo
  • 9h – Ato religioso na capela
  • 9h – Chocolate amigo na Boca Maldita
  • 9h – Futebol dos grupos de pelada no campo oficial
  • 10h – Relançamento da biografia de Mozer
  • 10h às 14h – Recreação no parquinho infantil
  • 11h – Reco-reco na Boca Maldita
  • 13h – Parabéns com bolo na Boca Maldita

Por fim, o Flamengo comemora o sucesso do seu passado vitorioso, mas busca continuar sendo o melhor time do Brasil, como um dos clubes mais vitoriosos dessa década. O elenco rubro-negro aproveita a parada Fifa para se preparar para o duelo contra o Red Bull Bragantino, que ocorrerá no dia 23/11, no Maracanã.

Confira muito mais sobre futebol nacional e internacional nos siga no Google notícias ou nosso canal do Telegram.

Crédito imagem: Cruzou é Gol