O dia 25 dezembro é uma data relevante no mundo inteiro, as pessoas se unem para celebrar a noite de Natal. Contudo, alguns times já foram Campeões dias antes da fazendo a alegria dos torcedores antes da data comemorativa. Sabendo disso, iremos mostrar os momentos mais marcantes dos clubes, começando por Palmeiras x Vasco da Copa Mercosul.

Entenda a final entre Palmeiras x Vasco na Mercosul

A extinta final da Copa Mercosul tinha um formato curioso, as equipes tinha que somar 4 pontos para serem campeã. Logo, a equipe que empatasse e vencesse uma partida seria campeã em dois jogos,  caso ambas empatarem os dois confrontos ou cada equipe vencesse teria o segundo jogo. Além disso, não existia gol fora nesta fase.

Dentro desse cenário, o Vasco venceu a primeira partida em São Januário por 2×0 com gols de Juninho Pernambucano e Romário e o Palmeiras venceu a primeira partida por 1×0 com gol de falta de Neném. Com essa esses  resultados, o terceiro jogo foi no Palestra Itália.

Palmeiras amassa Vasco na reta final do primeiro tempo e a quase assegura o título

Palmeiras dominava a partida e foi premiado aos  36 minutos do primeiro tempo, quando Júnior Baiano colocou a mão na bola cometendo pênalti. Arce converteu a cobrança abrindo o placar para os mandantes. Na sequência, o Palmeiras abriu o placar em menos de um minuto com após Helton espalmar a bola e Magrão desviar de cabeça.  Aos 45 minutos Tuta fez o terceiro gol assegurava praticamente o título.

Viola, Juninho Paulista e Romário brilham e asseguram a virada

Na segunda etapa o Vasco buscou diminuir o placar e contou com a boa atuação de Viola que movimentou o lado esquerdo do ataque. Logo aos 9′ Juninho Paulista sofreu pênalti que foi convertido por Romário deixando o Vasco vivo, a equipe liderada por Joel Santana pressionava o Palmeiras, mas, não conseguiu diminuir o placar. Contudo, a boa atuação de Juninho Paulista surtiu o efeito e o meia foi derrubado. Romário converteu o segundo penal sem chances para o goleiro.

Com dois gols em 25 minutos o Vasco aumentou a pressão, mas sofreu com a expulsão de Júnior Baiano aos 32′, mas mesmo com um a menos o cruzmaltino se lançou ao ataque e após cruzamento de Euller, Romário errou o chute que virou um passe para Juninho Paulista empurrar para o fundo das redes. A partida estava indo para penalidades, mas o Vasco fez sua última investida aos 48 minutos.

Aos 48′ mesmo com um jogador a menos, Viola fez jogada individual pelo lado esquerdo, a bola foi desviada e sobrou para Juninho Paulista que chutou e a bola desviou em Galeano sobrando para Romário virar a partida e garantir o título improvável do Vasco.

Vasco foi bicampeão nos anos 2000

Após o título da Copa Mercosul, o Vasco superou o São Caetano por 3×1 no Maracanã, conquistando o tetracampeonato Brasileiro. Esse seria o penúltimo título relevante do Vasco, que só venceria um torneio nacional em 2011 na Campanha da Copa do Brasil. Quer saber mais sobre o futebol nacional e internacional, masculino e feminino? Nos siga nas redes sociais, site, Google notícias e no canal do Telegram.