O Brasileirão está se aproximando da reta final e pode ter um desfecho diferente do que todos pensavam, de algo que parecia iminente. Quem é apaixonado por futebol sabe que esse esporte pode ser uma caixinha de surpresas e contém várias reviravoltas. No mundo onde tudo é possível, o “e se” normalmente deixa os torcedores intrigados, imaginando ou remoendo uma situação diferente. Mas e se o Palmeiras for campeão do Campeonato Brasileiro em 2023.
Antes de mais nada, o Botafogo assumiu a liderança da competição na 3ª rodada, posição que ocupa até a atual rodada (24ª). E desde então, passou por cima de muitos adversários para se manter no topo, sem perder nenhum dos confrontos diretos. Assim, a equipe Alvinegra ainda superou o Corinthians de 2017 com a melhor campanha por um time brasileiro no 1º turno (47 pontos); terminando os primeiros 19 jogos com uma vantagem de 13 pontos para o vice-líder.
https://x.com/SofascoreBR/status/1673315178681716738?s=20
Porém, após a derrota na Sul-americana para o Defensa y Justicia, culminando em uma eliminação precoce, a equipe carioca parece não ter o mesmo foco de antes. Com isso, foram três partidas em sequência e três derrotas: para o seu grande rival Flamengo (em casa) e para o Atlético-MG e Corinthians fora. O melhor ataque do campeonato, junto com o Grêmio (39 gols marcados), não conseguiu balançar as redes nos dois últimos jogos.
Em contrapartida, o Palmeiras também perdeu o seu último confronto, para o Grêmio em Porto Alegre, nesta quinta-feira (21) e não conseguiu diminuir a diferença de sete pontos para o líder. Mesmo assim, esse desempenho recente do Botafogo pode ter ascendido algumas esperanças nos times e nos torcedores. Que aos poucos, viram aquele abismo de pontos entre o 1º e o 2º colocado irem diminuindo!
Acompanhe abaixo os clubes que ainda podem sonhar com o título do Brasileirão:
Tabela com os setes melhores colocados (até então)
- Botafogo, 51 pontos
- Palmeiras, 44 pontos
- Grêmio, 43 pontos
- Bragantino, 42 pontos
- Fluminense, 41 pontos
- Athletico-PR, 40 pontos
- Flamengo, 40 pontos
Por fim, o Botafogo ainda mantém uma vantagem “tranquila” para as demais equipes, mas vale ressaltar que ainda faltam 14 rodadas para um campeão ser consagrado. Logo, se o Glorioso quiser mantê-los afastado, vai precisar abrir o olho nos próximos jogos.