Faltando poucas rodadas para o fim do Brasileirão, um grupo de professores do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais já está trabalhando com as probabilidades de rebaixamento.

A equipe formada pelos professores Bernardo Nunes Borges de Lima, Gilcione Nonato Costa, Fábio Enrique Brochero Martinez, Renato Vidal Martins e Marcelo Terra Cunha estudou as chances de cada clube.

Através de cálculos matemáticos, eles chegaram à conclusão que América-MG e Coritiba já devem se organizar para disputarem a Série B, pois com 99,61% e 98,9%, respectivamente, ambos estão rebaixados.

Mas, as más notícias não param por aí. Para os docentes, quem deve se esforçar muito para não fazer companhia aos azarados são Vasco da Gama, com 51,7%, e Santos, com 50,3% de chances.

Por sua vez, o Goiás também precisa colocar as barbas de molho, pois tem 36,7% de probabilidade, seguido do Corinthians, que soma 25,3%.

No entanto, o fantasma de sair da elite do futebol nacional ainda assombra um assustado Cruzeiro, com 14,2%, que mesmo se tornando SAF, ainda não teve um minuto de paz com a bola nessa temporada.

Quem pode dar uma respirada?

As chances de Bahia e Internacional são baixas, porque o time do Nordeste tem apenas 10,2%, e o gaúcho somente 8%. Porém, as torcidas pede melhores performances às equipes, que ainda deixam à desejar.

Para completar a lista dos menos cotados ao descenso estão Cuiabá (3,4%) e São Paulo (1,7%). Esses podem até respirar aliviados, mas é pouco para quem aspira maiores ambições.

Muita calma nessa hora

No momento, o Botafogo já pode comemorar? Até pode, mas precisa segurar um pouco o entusiasmo, pois precisa de mais vitórias para assegurar o título, apesar dos 85,6% de chances.

Por outro lado, o RB Bragantino tem apenas 9,8% de se sagrar campeão, mas está em ascensão no campeonato e diminuiu bastante a vantagem dos cariocas.

Já os demais devem se conformar com as zonas da Conmebol Libertadores e pré-Libertadores e se planejarem para fazer um 2024 melhor.

Crédito imagem: Divulgação/Cruzou é Gol