O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) atualizou o estado de saúde da triatleta Luisa Baptista, de 29 anos, na tarde de segunda-feira (25). A triatleta pan-americana foi atropelada enquanto treinava no último sábado e foi encaminhada em estado grave ao hospital.

O boletim médico

Conforme o boletim divulgado às 14h30, Luisa Baptista, campeã pan-americana atropelada durante um treino no sábado, está recebendo terapia de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) e sendo assistida por ventilação mecânica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Central. O médico de esporte Paulo Puccinelli, vinculado ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), está acompanhando Luísa no Hospital das Clínicas.

– Seu estado de saúde requer vigilância contínua e cuidados intensivos especializados – informa a nota.

Conforme informado pelo hospital, a transferência de Luísa da Santa Casa de São Carlos (SP) para a capital do estado ocorreu sem incidentes por meio de uma UTI aérea. Entretanto, no interior, Luísa foi submetida a uma cirurgia no sábado, realizada pelo médico Rodrigo Bezerra de Menezes Reiff, profissional com experiência prévia junto à seleção brasileira de handebol.

COB e ministro do Esporte se solidarizam

Através das redes sociais, o Ministro do Esporte, André Fufuca, expressou pesar pelo acidente e afirmou estar acompanhando as investigações do ocorrido. Entretanto, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) também se pronunciou nas redes sociais sobre o incidente envolvendo a triatleta. Dessa forma, o órgão desejou uma pronta recuperação a Luísa. A triatleta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima, participou do Pan de Santiago deste ano e esteve presente nas últimas Olimpíadas, em Tóquio.

– “O Comitê Olímpico do Brasil deseja total recuperação à triatleta Luisa Baptista, campeã pan-americana em Lima 2019 e atleta olímpica em Tóquio 2020, após grave acidente na manhã deste sábado. Força Luisa! Estamos com você” – escreveu André em suas redes sociais.

O acidente de Luisa Baptista

Conforme informações da Polícia Civil, Luísa estava treinando na Estrada Municipal Abel Terrugi (SCA-329) no sábado, em Santa Eudóxia, quando foi atingida por uma motocicleta. O condutor da moto não possuía habilitação e foi socorrido, sendo levado para a Santa Casa de São Carlos com ferimentos de média gravidade. O boletim de ocorrência foi registrado como lesão corporal culposa, indicando ausência de intenção, e a moto foi apreendida.

Luísa, que treinava em grupo com outros ciclistas, encontrava-se sozinha na pista simples, onde não havia acostamento, no momento do acidente. Ela sofreu politrauma grave, apresentando lesões no pulmão direito, fraturas em diversos arcos costais e na perna direita. A Polícia Civil iniciou uma investigação para apurar as circunstâncias do acidente, e a perícia esteve no local imediatamente após o ocorrido.

Acima de tudo, nós do Cruzou é Gol desejamos melhoras à atleta. Por fim, confira todas as notícias do mundo esportivo aqui no Cruzou é Gol. Para acompanhar tudo, siga nosso site no Google Notícias e no grupo do Telegram.

Foto: Triathlon.org