Nesta quinta-feira(07) começam as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA da América do Sul. Pela primeira vez na História a preparação para o mundial será tão curta. O último evento aconteceu em dezembro de 2022. Além disso, o pontapé inicial será dado entre Paraguai x Peru, duas equipes que ficaram de fora da última edição do mundial do Catar.

Nós do Cruzou é Gol preparamos um Guia para você saber um pouco mais de como será a competição que concederá vaga aos sul-Americanos a chance de estar entre as 48 seleções Copa de 2026. Confira todos os detalhes da maior eliminatória das Américas.

Formato da Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA da América do Sul

A princípio, como nas edições anteriores, a competição terá 10 seleções, com 9 jogos dentro e fora de casa. Contudo, o novo formato concede mais vagas para a América do Sul visto que o próximo torneio da FIFA terá 48 seleções, dentro dessa realidade serão 6 vagas diretas e uma disputada na repescagem como acontece tradicionalmente.

Pela primeira vez desde 2002, a eliminatória da América do Sul começa com um campeão Mundial entre as equipes. Graças ao feito da Argentina na última Copa, quebrando o jejum de 20 anos sem títulos da América do Sul. Visto que o último campeão foi o Brasil no início do século.

Crédito imagem: FIFA

Novidades

Tendo visto que a ampliação de 32 para 48 seleções na Copa de 2026, a América do Sul assegurou 2 vagas extra para a próxima competição mundial. Além disso, os melhores se classificarão de forma direta e o sétimo disputará a repescagem. Esse feito faz com que as seleções tradicionais como Brasil, Uruguai e Argentina estejam praticamente asseguradas no próximo mundial.

Por outro lado, abre espaço para seleções de qualidade como Colômbia, Chile e Peru que não participaram da última edição do Mundial da FIFA.

Quais são os jogos das eliminatórias?

Como já mencionado, a abertura da competição será dada entre Paraguai X Peru, além dessa partida, outros 2 jogos ocorrerão no dia 07 com destaque para Campeão Mundial Argentina medindo forças com Equador dentro de casa. Além disso, os dois jogos no dia 08 de setembro, serão eletrizantes, primeiro com brasileira diante da Bolívia, em Belém do Pará e outro clássico será entre Chile e Uruguai.

Estreando no dia 07, a seleção argentina é o grande destaque desta eliminatória, após ter conquistado o Tricampeonato, no Qatar, coroando a carreira de Lionel Messi, que conquistou o único título que faltava na carreira.

Onde assistir às eliminatórias da América do Sul?

O Grupo Globo transmitirá 81 dos 90 jogos, estando toda exclusividade para os canais SportV, com exceção para as partidas da Bolívia como mandante. Além disso, todas as partidas da seleção brasileira serão transmitidas em TV Aberta e no Sportv como é tradicionalmente feito pelo emissora carioca que detém os direitos da competição a mais de 25 anos.

A saber, você poderá acompanhar coletivas, pré e pós-jogo e tudo sobre as seleções nos canais do Cruzou é Gol, que terá uma cobertura exclusiva da competição nestes dez dias de Eliminatórias da América do Sul.

Arbitragem

Foram definidos os árbitros para a primeira rodada, em destaque o brasileiro Anderson Daronco, que apitará a partida entre Colômbia x Venezuela.

2.ª Rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA da América do Sul

Bolívia x Argentina-17h
Equador x Uruguai -18h
Venezuela x Paraguai 19h
Chile x Colômbia – 22h
Peru x Brasil – 23h

Possíveis destaques

Além dos craques Messi, Neymar, Vini Jr, outros jogadores surgem como possíveis destaques nas eliminatórias e boa parte atuante no Brasil, como, Pumita (Vasco) Piquerez (Palmeiras), James Rodríguez (São Paulo) e claro Arrascaeta (Flamengo)

Por fim, confira todas as informações das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA da América do Sul aqui no Cruzou é Gol. Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais que estão abaixo. Confira todas as informações de futebol no nosso grupo do Telegram.

Crédito das imagens arbitragem e rodada: Conmebol

Foto destaques: Diego Almeida / Cruzou é Gol