O Grêmio, que dependia apenas de si mesmo para conquistar o título do Campeonato Brasileiro, tropeçou na última rodada contra o Atlético-MG, que com a vitória também entrou na briga pelo título. O Tricolor Gaúcho saiu do sul e foi até Minas Gerais enfrentar o Galo e saiu com a derrota pelo placar de 3 a 0.
Com os resultados da rodada, o Grêmio viu o sonho do tri-campeonato se afastar, com a derrota e a somatória dos outros resultados da rodada. Sendo assim, o Tricolor Gaúcho caiu para a 5ª posição do Campeonato Brasileiro, a 4 pontos do líder, Palmeiras.
Agora o Grêmio conta com outra preocupação: conseguir uma vaga direta para disputar a Conmebol Libertadores 2024. Caso o campeonato terminasse hoje, o Grêmio não estaria na fase direta, e sim na fase de grupos do campeonato internacional.
Quatro pontos separam o Grêmio do líder, o que faz com que as chances matemáticas para o título ainda existam, porém, outros três times ainda estão na briga pelo título, são eles: Flamengo, Botafogo e Atlético-MG.
Quando mais precisou, o Grêmio não conseguiu mostrar poder de competitividade e concentração contra o Galo, que não perdeu as oportunidades e também segue vivo na luta pelo título. No vestiário, a cobrança foi grande, pois a falta de atenção, principalmente na frente do gol, foi crucial na derrota em Belo Horizonte.
Do que o Grêmio precisa para conquistar o Brasileirão?
Para conquistar o título, o Grêmio depende do resultado de outras equipes. Do mesmo modo, precisa da soma de pontos nos próximos confrontos, sendo eles: Goiás e Vasco. Ambas as equipes brigam na parte de baixo da tabela na Arena do Grêmio e o Fluminense no Maracanã.
O motivo de o Tricolor ainda ter esperança de erguer a taça na última rodada se dá mais pela falta de regularidade dos adversários. Mesmo com duas derrotas consecutivas, a equipe segue apenas quatro pontos atrás do topo da tabela.
Foto: Pedro Souza