Após a derrota sofrida na última rodada contra o Galo, o Grêmio vem com força total contra o Goiás para assegurar a sua vaga na Conmebol Libertadores. Desde o ano de 2017 o Tricolor Gaúcho sempre foi para a fase direta da competição. E para isso, o Grêmio depende apenas dele mesmo.

O técnico Renato Portaluppi irá escalar seu time com a volta de alguns jogadores que estavam ausentes na última ou outras rodadas. Os jogadores que voltam são: Villasanti, que estava cumprindo suspensão na última partida. Pepê, que se recuperou de uma lesão muscular e Bruno Alves que foi expulso no jogo contra o Corinthians e cumpriu suspensão após julgamento do STJD. Para mais informações da partida, clique aqui.

O Grêmio em Libertadores

Caso se confirme a vitória contra a equipe do Goiás, o Tricolor Gaúcho irá para a sua 20ª participação no campeonato, sendo assim um dos times que mais teve participação na competição. O Grêmio é tricampeão da Libertadores, com títulos nos anos de 1983, contra a equipe do Peñarol. 1995, contra o Atlético Nacional e em 2017, contra o Lanús.

A última participação do Tricolor Gaúcho na Conmebol Libertadores foi no ano de 2021, ano em que acabou sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, a equipe começou a competição na fase preliminar. No primeiro confronto, passou pelo Ayacucho, do Peru. Mas depois foi eliminado pelo Independiente del Valle, do Equador.

Fora da fase de grupos da Libertadores, o Grêmio foi para a Conmebol Sul-Americana e caiu nas oitavas de final para a LDU, do Equador. Em reconstrução após o retorno da Série B, o Grêmio pode voltar ao principal torneio do continente após duas temporadas caso saia da Arena com a vitória.

Com 59 pontos, o Tricolor chegaria a 62 e não poderia mais ser alcançado pelo Athletico, atual oitavo colocado, com 52, e único time que ameaça o lugar do Tricolor no G-6.

Foto: Lucas Uebel