A princípio, o vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2023, será uma das equipes a estar no campeonato para o próximo ano. O Fortaleza terá terceira vez na história, e poderá repetir o processo de chegar na final e por fim, levar o título inédito. No momento atual, o Leão do Pici está em 10ª posição e com 51 pontos, juntamente aos seus adversários de 7ª à 13 colocação, tendo o acesso ao torneio.
A primeira vez do Fortaleza na Sul-Americana
O Fortaleza foi participar do torneio apenas em 2020 ao comando de Rogério Ceni, e obteve um curto tempo dentro dos confrontos diretos. O Leão do Pici chegou até a primeira rodada apenas.
Com o confronto contra o Independiente no estádio da Libertadores de América, o Fortaleza perdeu por 1 x 0. E como jogo da volta, conseguiu igualar o placar de 2 x 2, mas não passou diante a derrota do primeiro jogo. Por fim, foi eliminado.
Retorno após 3 anos
Em 2023, o Fortaleza retornou à 2ª vez para participar do campeonato, só que houve mudança de posicionamento da equipe que chegou para a final da Copa Sul-Americana. O cenário foi ruim para o Tricolor, que obteve a oportunidade de ganhar o título inédito e a partida, mas perdeu em cobrança de pênaltis e foi embora para casa com o vice-campeonato.
Com a fase de grupos com 6 rodadas, o Fortaleza venceu de 4 x 0 contra o Palestino, 2 x 0 contra o San Lorenzo, 6 x 1 contra o Estudiantes de Mérida, 3 x 2 pelo San Lorenzo, perdeu por 1 x 0 contra o Estudiantes de Mérida, e venceu a última partida por 2 x 1 contra o Palestino.
Pelas oitavas de final, o Tricolor venceu por 1 x 0 contra o Libertad no primeiro jogo, e de 1 x 1 no segundo jogo. O agregado ficou em 2 x 1, e o Fortaleza passou para as quartas de finais.
Já nas quartas de finais, o Leão do Pici venceu por 3 x 1 contra o América-MG pelo primeiro jogo, e na volta, venceu por 2 x 1. Com o placar final, o agregado ficou em 5 x 2 para o Laion.
Jogos finais de 2023
O campeonato foi chegando ao fim, e já na semifinal, o Fortaleza avançou para duelar contra o Corinthians. No jogo de ida, o Corinthians conseguiu empatar dentro de casa, já na Arena Castelão, o Leão do Pici venceu diante a torcida por 2 x 0 e avançou para a final.
No dia 28/10, o Fortaleza enfrentaria o LDU no Uruguai, pelo estádio Domingo Burgueño Miguel. O placar foi aberto por Lucero aos 48 minutos do segundo tempo, mas a equipe do Equador igualou e levou as penalidades máximas. E como resultado, o time nordestino perdeu por 3 – 4 nas cobranças finais e ficou com em segundo lugar.
Fortaleza pela 3ª vez em 2024
Sendo assim, uma nova chance será dada ao Fortaleza, que poderá repetir o mesmo feito em 2023. A equipe de Juan Pablo Vojvoda se prepara da melhor forma para voltar ao campeonato, e quem sabe conquistar o título inédito.
Por fim, quer saber mais sobre o futebol feminino e masculino, nacional e internacional? Nos siga nas redes sociais, site, Google notícias e no canal do Telegram.
Créditos a foto destaque: Reprodução/Twitter Conmebol Sudamericana