O Flamengo recebeu nesta quarta-feira (1), às 20h, na Arena BRB Mané Garrincha a equipe do Santos em jogo válido pela 31ª do Campeonato Brasileiro. A saber, o jogo foi acirrado com expulsões e virada. Confira tudo logo abaixo.

Flamengo tropeça e frusta o torcedor

A princípio, o time comandado por Adenor bachi (Tite) sofre mais uma derrota neste campeonato brasileiro de 2023, e frusta os demais torcedores rubro negros. Agora, o Flamengo se encontra na 6ª colocação e vê concorrentes se distanciando. Com isso, o torcedor se encontra impaciente e se pergunta sobre reais chances de classificação direta para Libertadores.

Reformulação? O momento chegou?

Nesta temporada o verbo mais escutado na Gávea( CT do Flamengo ) foi reformular. Muitos torcedores, imprensa, ex-jogadores acreditam que o clube rubro negro carioca deveria se “desfazer” de alguns jogadores que renderam num passado recente do clube, porém hoje em dia não são tão úteis como foram, os mais citados foram Gabriel Barbosa, Everton Ribeiro e Thiago Maia.

Ao fim da temporada, acredita-se que Marcos Braz ( vice-presidente ) vá trazer novos reforços para o Flamengo, nomes já estão sendo especulados como De la cruz (River Plate), Claudinho e Wendel (Zenit), Bruno Mendez (Corinthians), Oscar (Shanghai Port-CHI), entre outros.

Com relação aos criticados pela torcida, de acordo com as informações do portal ‘GE’, o Flamengo está em fases finais de acertar a renovação com o atacante até o fim de 2028. Everton Ribeiro tem contrato até dezembro deste ano, o staff do jogador e o flamengo tem interesse em renovar e já estão em conversa. Thiago Maia possui contrato até dezembro de 2026.

Distante do título e perigo para Libertadores

Com essas duas derrotas seguidas ( Grêmio e Santos ), o Flamengo praticamente assinou seu “divórcio” pela disputa do título do campeonato brasileiro, e se complica pela classificação direta para Libertadores, vale relembrar que o clube com glórias recentes não conquistou nenhum título nesta temporada.

Flamengo tem pela frente 4 jogos duríssimos, contra Fortaleza, Palmeiras, Fluminense e Bragantino, Respectivamente. O mais querido hoje possui 50 pontos, 2 atrás do Atlético Mineiro que ocupa a 4ª colocação.

Faltando 7 rodadas para o fim do campeonato, o Flamengo se distancia da disputa do título, hoje são 9 pontos atrás do líder Botafogo, que cada vez mais vê o vice líder Palmeiras mais perto, vale informar que ontem aproximadamente 1h30min após o inicio da partida do Flamengo, o Palmeiras consagrou uma vitória histórica de virada sobre o Botafogo por 4×3 com destaque de Endrick.

Finalmente Flamengo e Santos, afinal como foi?

Ontem no Mané Garrincha, o Flamengo foi superado pelo Santos pelo placar de 2×1 com gols de Nonato e Joaquim a favor da equipe do litoral paulista, e Pedro marcou para equipe rubro negra.

Primeiramente, o Flamengo abre o placar em uma jogada de escanteio, a bola passa pela pequena área e no segundo pau, Pedro completa sem goleiro. Talvez no melhor momento da equipe carioca o volante Thiago Maia erra um passe sozinho, e acaba que o lateral Wesley comete a falta. Esta falta na qual foi cobrada por Soteldo e no rebote Nonato acerta um belo chute que empata a partida.

7 minutos após o gol, Gerson na tentativa de busca de espaço com Julio Furch acaba acertando uma cotovelada em seu rosto, o árbitro Rafael Rodrigo Klein conduziu o ato com cartão amarelo, porém após revisão do VAR, o juiz voltou atrás e apresentou o cartão vermelho ao meio campista rubro negro. O Flamengo jogou com 1 a menos a partir dos 39 minutos do 1 tempo.

Logo no intervalo, Tite substitui Pedro, Luiz Araújo e Wesley por Gabriel Barbosa, Victor Hugo e Matheuzinho, o Santos foi mais ofensivo em sua mudança no intervalo tirou o volante Rincón e veio com o atacante colombiano Stiven Mendoza. O segundo tempo foi um jogo mais parelho os times tiveram uma posse de bola semelhantes com uma leve favorecida ao Santos, porém aos 43 do segundo tempo, o zagueiro Joaquim acerta uma bomba de muito longe no canto do goleiro Rossi sacramentando a vitória do Santos sobre o Flamengo.

Ainda teve mais?

Sim, ainda tivemos mais, porem não foi gols como o esperado, além da expulsão do Gerson aos 50 minutos do segundo tempo, após levar uma caneta de Soteldo, Bruno Henrique por “Golpear um adversário de maneira temerária na disputa da bola” levou o cartão amarelo, e logo em seguida levou o vermelho por discutir com o juiz.

Sobretudo, na súmula da partida o árbitro relatou que: “Por me ofender com as seguintes palavras: ‘Você é um merda’, com o dedo em riste em direção ao meu rosto, após a marcação de uma falta e também após ter sido advertido com cartão amarelo. Após ser expulso, o atleta veio em minha direção, sendo contido pelos seus companheiros. Informo que me senti ofendido” o atleta por causa dos cartões ficará 2 jogos fora

De fato, Bruno Henrique levará dois ganchos: um por acúmulo de amarelos e um pelo vermelho. Com isso perderá os confrontos contra Fortaleza e Palmeiras.

Além das expulsões, no momento que Bruno Henrique foi expulso e na saída para os vestiários após o apito final, torcedores arremessaram garrafas nos jogadores e no juiz. O árbitro relatou isso também na súmula, segue o relatório: “Relato que, aos 50 minutos do segundo tempo, foram arremessadas, em direção ao campo de jogo, garrafas com líquido não identificado, oriundas do local em que se encontrava a torcida do Flamengo, atingindo Rodrigo Caio”

Arremesso de objetos

Por fim, Klein também denunciou o arremesso de uma cadeira em direção à equipe de arbitragem.

“Relato que, após o término do jogo, quando a equipe de arbitragem se dirigia ao túnel de acesso aos vestiários. Então, foi arremessado um assento plástico e também líquidos não identificados em direção à equipe de arbitragem, não atingindo ninguém”.

Agora, a Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) deve abrir denúncia contra o Flamengo, aplicando punições e multas à equipe pelas confusões.

Lucas Braga do Santos também levou vermelho no banco de reservas.

Apesar de todo esse desastre, pudemos ver a volta de Rodrigo Caio como volante. Aliás, Rodrigo foi o zagueiro titular e um dos pilares da equipe no título da Libertadores em 2019. O zagueiro de origem não disputava uma partida desde 23 de abril onde jogou apenas 1 minuto contra o Internacional. Em suma, o atleta tem somente 9 partidas esse ano.

Próximos jogos do Flamengo:

  • Fortaleza (F) – 05/11, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
  • Palmeiras (C) – 08/11, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
  • Fluminense (C) – 11/11, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão

Credito da imagem: Flamengo via X