Neste domingo(24) a FIFA e a CONMEBOL encaminhou um e-mail à CBF solicitando que as ações da entidade fossem canceladas. Dentro do pedido das entidades está as eleições que acontecerão daqui a 30 dias. Segundo as Federações, a destituição de Ednaldo Rodriguez é ilegal e pode afetar diretamente a CBF e os clubes brasileiro devido ao regulamento que todas as entidades mundiais possuem. Além disso, ambas virão ao Brasil dia 8/1.

Por que a destituição de Ednaldo Rodriguez é Ilegal para FIFA e CONMEBOL?

Segundo apuração do Rodrigo Mattos do UOL, CONMEBOL e FIFA afirmam na carta destinada a Alcino Reis, ex-secretário-geral da CBF, que as entidades resolvem os problemas internos sem interferência externa. Além disso, ambas solicitam que as eleições que irão ocorrer daqui a 30 dias sejam canceladas, senão os clubes e a seleção irão sofrer punições nas competições internacionais.

As entidades ameaçam suspender os clubes e seleção de todos os torneios Internacionais, como: Libertadores da América, Copa Sul-Americana, Mundial de Clubes de 2024, Eliminatórias da Copa do Mundo e Copa América 2024. Confira um trecho da carta da FIFA e CONMEBOL da CBF.

Trecho da carta da FIFA e CONMEBOL a CBF

“Como previamente informado para a CBF, a FIFA e a CONMEBOL vão despachar uma missão conjunta para o Brasil durante a semana do dia 8 de janeiro para encontrar com os respectivos envolvidos e examinar a atual situação e trabalhar juntamente para achar uma solução para o atual estado do tema com respeito a aplicação das regras da CBF e da sua autonomia. A Fifa e a CONMEBOL gostariam de enfatizar fortemente que, antes que essa missão ocorra, nenhuma decisão afetando a CBF, incluindo qualquer eleição ou marcação de eleição, deve ser tomada. Se isso não for respeitado, a Fifa não terá outra opção, mas submeter o assunto para seu relevante órgão de decisões para considerar e decidir, o assunto para seu relevante órgão de decisões para considerar e decidir, o que pode também incluir uma suspensão

“A esse respeito, para o bem da ordem, nós gostaríamos também de ressaltar que se a CBF eventualmente for suspensa pelo corpo relevante da Fifa, ela iria perder todos os seus direitos como membros com efeito imediato até a suspensão ser levantada pela Fifa. Isso também significaria que o representante da CBF e times de clubes não poderiam mais participar de qualquer competição internacional enquanto ela estiver suspensa. Além disso, nem a CBF, nem os seus membros iriam se beneficiar de programas de desenvolvimento, cursos ou treinos com a FIFA e/ou a CONMEBOL enquanto essa suspensão estiver válida.”

Resposta de José Perdiz a FIFA e CONMEBOL

“É com satisfação e respeito que recebemos esta nova carta da FIFA. Vejo como um sinal positivo termos a entidade acompanhando o processo eleitoral na CBF Conforme determinação da Justiça brasileira, confirmada em todas as instâncias, incluindo a presidente do Superior Tribunal de Justiça e a Suprema Corte, devo convocar as eleições no prazo determinado, dentro da transparência e da lisura exigidas.”

“É dever conduzir essa etapa transitória observando rigorosamente os marcos legais com independência e imparcialidade, em consonância com o estatuto da própria Entidade e da FIFA, tendo como único objetivo atender à determinação da Justiça brasileira”

Quer saber mais sobre o futebol nacional e internacional, masculino e feminino? Nos siga nas redes sociais, site, Google notícias e no canal do Telegram.

Crédito da imagem: CONMEBOL