Hoje, 7 de junho de 2023, completam-se nove anos da morte de Fernandão, ex-atacante do Sport Club Internacional, ídolo da torcida colorada que marcou 77 gols pelo clube do Beira-Rio em 190 jogos disputados.

Fernandão morreu em um acidente de helicóptero na madrugada do dia 7 de junho de 2014, em Goiás, aos 36 anos idade. A queda da aeronave aconteceu em uma fazenda em Goiás, no município de Aruanã, e matou mais quatro pessoas: o piloto e três amigos de Fernandão.

O acidente

Fernandão estava com outras quatro pessoas em um acampamento às margens do rio Araguaia, a cerca de 12 quilômetros do centro de Aruanã, onde tinha uma fazenda. Em uma das últimas fotos do ex-atleta, postada por um amigo nas redes sociais, ele aparece em uma lancha ao som da música “Aqueles Olhos” da dupla sertaneja Leandro e Leonardo.

Na madrugada de sábado, o grupo deixou a fazenda rumo a Aruanã. Além de Fernandão, estava a bordo Antônio de Pádua, o Bidó, primo do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSBD). Os outros três passageiros eram Edmilson de Sousa Lemes, cabo da Polícia Militar e presidente da Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás; Milton Ananias, coronel reformado da Polícia Militar que pilotava o avião, e Lindomar Mendes Vieira, empregado da fazenda.

Cinco pessoas estavam no helicóptero que caiu com Fernandão. Foto: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás / Divulgação

O helicóptero caiu logo após a decolagem, por volta de 1h30 (horário de Brasília), em uma faixa de areia. Imagens de um cinegrafista amador mostram o momento em que o ex-jogador foi resgatado. No vídeo, é possível ver como os bombeiros colocam Fernandão em uma maca. Muitas pessoas lotaram a barra de areia para acompanhar o resgate. Das cinco pessoas a bordo, Fernandão foi o único encontrado com sinais vitais. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital Municipal de Aruanã.

No entanto, o enterro aconteceu no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, com grande alarde e aplausos. Sendo assim, centenas de pessoas compareceram ao funeral, incluindo familiares, amigos e fãs.

A ilustre carreira de Fernandão

Natural de Goiânia, onde nasceu em 18 de março de 1978, Fernando Lúcio da Costa começou sua carreira lá mesmo em seu estado, pelo Goiás, clube pelo qual se destacou e chamou a atenção do mercado europeu, onde atuou em dois clubes franceses: o Olympique de Marselle e o Toulosse.

O atacante comemora mais um gol pelo Al Gharafa.
Foto: iG
No Goiás, clube pelo qual começou profissionalmente em 1995. Foto: Divulgação

Em seguida, retornou ao Brasil e se estabeleceu como grande nome da história do Inter, onde atuou entre 2004 e 2008, conquistando, entre outros, dois títulos estaduais (2005 e 2008), a Libertadores (2006) e o Mundial de Clubes (2006).

O Inter sagrou-se campeão do mundo, com o gol marcado por Adriano Gabiru, logo após ter entrado, no lugar de Fernandão. Foto: site oficial do Inter

Entretanto, ele ainda passou pelo Al-Gharafa (Catar), voltou a atuar pelo Goiás e encerrou sua carreira pelo São Paulo em 2011. Chegou a treinar o Internacional em 2012, após a saída de Paulo Roberto Falcão.

Fernandão foi treinador do Inter em 2012. Foto: Site oficial do Inter

Fernandão no Inter

Ao longo de quatro anos, Fernandão construiu trajetória de 77 gols em 190 jogos, recheada de títulos e marcada por enorme protagonismo. Logo em sua estreia, o goiano marcou o Gol Mil dos Gre-Nais, o segundo de clássico vencido pelo Inter por 2 a 0. Logo em seguida, veio a primeira taça, do Gauchão, Campeonato que voltaria a conquistar em 2008, ano também marcado por Copa Dubai. Na temporada anterior, participou da conquista da Recopa, enquanto, em 2006, chegou ao auge vestindo vermelho ao capitanear as inesquecíveis esquadras vencedoras de Libertadores e Mundial.

O ídolo marcou o gol número 1000 em Gre-Nais. Reprodução: Canal rafaelcrodrigues no YouTube

Não só um jogador normal, mas um verdadeiro colorado, sempre disposto a sujar sua camisa de barro e sangue para tornar o vermelho mais vibrante, forte, ainda atuou como dirigente colorado, em 2011, e técnico, na temporada seguinte. No dia 7 de junho de 2014, o Eterno Capitão colorado faleceu, deixando milhares de torcedores que acompanharam cada passo de sua história no Clube do Povo.

Crédito de imagem principal: Site oficial do Inter