O francês Dimitri Payet chegou ao Vasco com pompa de craque, mas sua adaptação a nova realidade no futebol brasileiro demorou a acontecer, porém, o atleta de 36 anos começa a dar a volta por cima no Vasco.

Os números de Dimitri Payet pelo Vasco

Desde sua chegada em agosto deste ano, Dimitri Payet demonstrou certa dificuldade em se adaptar, tanto ao estilo de jogo do Vasco, quanto ao ritmo mais físico do Campeonato Brasileiro. O camisa dez atuou em doze jogos, todos pelo nacional, sendo que somente em cinco oportunidades, esteve entre os titulares do técnico Ramón Díaz, acumulando 572 minutos em campo, uma média de 52 minutos por partida.

Os gols preciosos de Payet na temporada

Mesmo com números modestos, há de se entender que Payet tem uma parcela direta de ajuda na melhora de situação do Vasco na tabela do Brasileirão, atualmente sendo o 15° colocado e fora da zona da degola.

Com dois gols marcados, o primeiro na vitória contra o Fortaleza por 1×0 em um belo chute de perna esquerda e o segundo no triunfo contra o América Mineiro, em uma linda cobrança de falta já nos acréscimos, em ambas as situações, Payet foi decisivo para que o Vasco somasse seis pontos a mais na luta contra o rebaixamento.

Payet tem o maior salário da história do Vasco

Por ser uma estrela internacional, vinda do futebol europeu, naturalmente Payet recebe um salário acima dos padrões na equipe do Vasco. A quantia exata não foi divulgada, mas segundo fontes, o francês embolsa algo em torno de R$ 1,5 milhões por mês no cruzmaltino, sendo um recorde de cifras na história do clube. Seu contrato é de dois anos e expira em 30 de junho de 2025.

A carreira de Dimitri Payet até o desembarque no Brasil

Antes de chegar ao Vasco, Payet iniciou sua trajetória profissional no Nantes, clube tradicional de seu país, passando por Saint-Étienne, Lille até chegar ao Olympique de Marseille, equipe que o meia teve maior identificação em sua carreira e no qual é o sexto maior artilheiro da história com 78 gols marcados.

Também acumula passagem pelo West Ham da Inglaterra e claro, pela seleção da França, onde atuou em 38 oportunidades, inclusive sendo titular na campanha do vice-campeonato da Eurocopa de 2016, vencida por Portugal. Um fato curioso, é que Payet nunca foi campeão por nenhuma equipe profissional, sendo seu único título conquistado, o Torneio de Touloun em 2007, pelas seleções de base francesa.

O próximo compromisso de Payet com o Vasco

A próxima partida de Payet e Vasco da Gama, será no dia 22 de novembro, às 19h contra a equipe do Cruzeiro. O raposa é rival direto na luta contra o rebaixamento e será um jogo adiado da rodada 33 do Campeonato Brasileiro.