A semana do Internacional foi praticamente perfeita. O Colorado mostrou evolução contra o Metropolitanos, da Venezuela, pela Libertadores da América – apesar da falta de gols – e venceu o Flamengo com intensidade. O que esses jogos tem em comum, todavia, é o crescimento de uma dupla pouco badalada.

Contratado ano passado, Igor Gomes pouco havia recebido chances. O defensor, inclusive, foi apresentado como zagueiro pelo Internacional. Quando Mano Menezes decide o escalar na lateral-direita, então, as críticas rapidamente surgiram nas redes sociais, afinal o time perderia força ofensiva, certo? errado.

Com muita vitalidade e imposição física, Igor Gomes tem tomado conta da lateral direita. Mesmo tendo atuado anos como zagueiro, ele chegou a ser ala nas categorias de base e mostra que está readaptado na função. Aos 22 anos, tem a coragem de arriscar dribles e arrancadas, além de mostrar inteligência nos passes. A única melhora necessária é nos cruzamentos, mas esse é um detalhe que Mano Menezes pode corrigir fazendo com que mais jogadores do Internacional entrem na área para finalizar ou pegar rebotes.

Caso Igor Gomes mantenha o ritmo nos próximos jogos e não sofra nenhuma lesão, é possível até iniciar um inesperado debate no Internacional. Com o retorno de Fabrício Bustos nos próximos jogos, será que o argentino merece retomar a posição no “carteiraço”? Afinal, nesta temporada ele está abaixo. Mas, agora, com uma sombra e com mais confiança do time, talvez ele também retome o bom nível de 2022.

Outra solução encontrada pelo Internacional

Se Igor Gomes já estava no elenco e somente agora virou titular, outro jogador precisou ser contratado pelo Internacional. Principal ladrão de bolas no campeonato da Turquia, Gustavo Campanharo chegou ao Colorado sem grande expectativa, mas já corrigiu um problema crônico do time de Mano Menezes.

Desde a lesão de Gabriel, em outubro do ano passado, o Internacional não tinha um primeiro volante de qualidade. Então, assim que pisou no gramado do Beira-Rio contra Metropolitanos-VEN e Flamengo, Campanharo mostrou que merece ser titular. Além da intensa combatividade, as origem como meia armador ainda o permitem sair para o jogo com qualidade.

Hoje, portanto, Mano Menezes não pode ter medo de continuar acertando. O Internacional precisa ter sequência com Igor Gomes na lateral e Gustavo Campanharo abrindo o meio-campo.

Foto: Ricardo Duarte / Internacional