Nesta quinta-feira (20), a Copa do Mundo Feminina começou de forma surpreendente. Isso porque, a Nova Zelândia bateu a favorita Noruega, por 1 x 0, no Eden Park. Já em Sydney, a Austrália venceu a Irlanda, também pelo placar mínimo, e assumiu a liderança do grupo B.
Nova Zelândia x Noruega – melhores momentos
De fato, o jogo de abertura está marcado como a partida com maior público na história da Nova Zelândia, com 42.137 torcedores presentes.
No jogo, as norueguesas tiveram grandes oportunidades, principalmente nos primeiros 45 minutos. Porém, a falta de mira e a bom desempenho da goleira Esson evitaram os gols da Noruega.
Por outro lado, quem não desperdiçou foi a atacante Wilkinson, da Nova Zelândia, que chegou livre entre as zagueiras e bateu de primeira para fazer o primeiro gol da Copa do Mundo Feminina 2023.
Austrália x Irlanda – melhores momentos
A princípio, o duelo também estabeleceu novo recorde. Desta vez, o estádio Olímpico recebeu 75.784 torcedores, o maior público de uma partida de futebol feminino na Austrália. Outro fato que marcou o jogo foi a arbitragem brasileira, composta por Edina Alves, Neuza Back e Leila Cruz.
Apesar da ausência de Sam Kerr, com lesão na panturrilha, as australianas tiveram um bom desempenho na partida. Em contrapartida, a Irlanda aproveitou os contra-ataques mas parou em Arnold.
Com isso, o jogo foi mais equilibrado e o gol saiu apenas no segundo tempo. Aos 5 minutos, Sheva derrubou Raso na pequena área e Edina assinalou penalidade para a Austrália. Na cobrança, Catley deslocou a arqueira irlandesa e marcou o único gol da partida.
Próximos jogos da Copa
Ainda hoje, temos Nigéria e Canadá, às 23h30 (horário de Brasília) para encerrar o primeiro dia de Copa. Na sexta-feira (21), algumas favoritas entram em campo. Antes de tudo, Filipinas e Suiça se enfrentam às 2h, no Dunedium Stadium. Pouco depois, às 4h30, Espanha e Costa Rica jogam no Wellington Regional.
Por fim, as atuais campeãs, Estados Unidos, encaram o Vietnã no Eden Park, às 22h (todos no horário de Brasília). Lembrando que as transmissões ficam por conta da SporTV e Cazé TV.
Crédito da imagem: REUTERS/ Carl Recine.