Colômbia x Brasil jogam nesta quinta-feira (16), às 21h (horário de Brasília), pela quinta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2026, em Barranquilla, e os donos da casa querem uma vitória histórica em cima dos brasileiros.

Já não é de hoje que a seleção cafeeira, como é conhecido o time da Colômbia, faz jogo duro com a seleção brasileira, mas jamais venceu o Brasil em eliminatórias.

Na disputa atual, o Brasil se encontra na terceira colocação, com sete pontos e a Colômbia, na quinta, com sete e seis pontos cada, respectivamente.

Colômbia tenta fazer história

Em princípio, a Colômbia está em situação melhor do que a do Brasil em termos de performance em campo, apesar da diferença de pontuação.

Enquanto a seleção brasileira tem duas vitórias, um empate e uma derrota, os colombianos ainda não perderam, com uma vitória e três empates.

Portanto, os anfitriões podem se beneficiar de um momento difícil da equipe de Fernando Diniz e aprontar uma surpresa.

A saber, se a Colômbia vencer, realiza um feito histórico em sua trajetória, após 14 confrontos na competição com o Brasil.

Até o momento, a seleção cafeeira perdeu sete vezes e empatou outras sete com a seleção Canarinho, ao longo da história.

Colombianos vão defender invencibilidade

No entanto, apesar do Brasil jamais ter perdido para a Colômbia em eliminatórias, os colombianos estão há 15 jogos sem perder em 2023.

Enquanto o Brasil confia em um ou dois jogadores para resolverem o jogo, a Colômbia tem três atacantes que marcam vários gols: James Rodríguez, Mateus Uribe e Rafael Borré.

A última derrota colombiana aconteceu em 2022 diante da Argentina, que acabou se consagrando campeã mundial na Copa do Mundo do Catar.

Porém, a última vitória brasileira em terras do adversário aconteceu há 20 anos, ainda com boa parte do time do penta. Ronaldo e Kaká marcaram os gols na ocasião.

Crédito imagem: Divulgação/Rede Social X