Rivais gaúchos dentro de campo, clubes se juntam para arrecadar doações e ajudar as famílias que sofreram com as chuvas no interior e na Serra Gaúcha. Portanto, até o momento, 31 mortes foram confirmadas, e o Governo do RS estima mais de 50 mil pessoas afetadas.

A solidariedade se sobrepôs à rivalidade no futebol no Rio Grande do Sul: clubes gaúchos se uniram em prol das vítimas do ciclone que passou pelo Sul do Brasil na última semana. Sendo assim, as duplas Gre-Nal e Ca-Ju montaram uma campanha de arrecadação de alimentos, água, roupas e itens de higiene para doar às cidades atingidas, assim como times do interior, Ypiranga e Avenida, por exemplo. O Novo Hamburgo fez um comunicado colocando o Estádio do Vale à disposição para acolher os desabrigados. Veja abaixo como ajudar:

Internacional receberá doações no jogo contra o São Paulo

O Internacional, de Eduardo Coudet, abriu as portas do ginásio Gigantinho, no complexo do Beira-Rio, para receber as doações. Portanto, o Colorado irá receber doações no próximo jogo, na outra quarta-feira, contra o São Paulo, no Beira-Rio. Sendo assim, haverá três pontos de coleta espalhados pelo estádio: um em frente à bandeira do Inter, outro ao lado da estátua que homenageia Fernandão, na altura do portão 7, e o terceiro próximo à Capela Nossa Senhora das Vitórias. O clube informou também que realizará doação de cestas básicas para os desalojados.

Entretanto, a torcida colorada também entrou na onda de solidariedade e organizou uma ‘vaquinha’ para comprar kits de higiene e cobertores, que são entregues pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Grêmio também montou postos de coleta

Dessa forma, do outro lado de Porto Alegre, o Grêmio montou centros de arrecadação na Grêmio Mania Megastore na também Arena e no Departamento Consular, além de postos de coleta em outras cidades da região. Neste sábado (09), o clube postou nas redes sociais uma foto das doações e convidou mais torcedores a participarem da ação. O centro para receber doações será no Departamento Consular da Arena. O acesso é pela Rampa Leste do estádio, das 9h às 12h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira. Portanto, a ação está sendo realizada pelo Departamento de Responsabilidade Social do clube, que recebe contatos pelo responsabilidade.social@gremio.net.

Além disso, o Consulado Feminino e da região do Vale também se mobiliza para coletar doações. Os donativos serão enviados para a Defesa Civil, que irá repassar para as vítimas da tragédia natural. Ademais, o governo gaúcho recebe as doações no Palácio Piratini e no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

Juventude já arrecadou mais de 4 toneladas de doações

Em Caxias, o Ju disponibilizou o Alfredo Jaconi e Centro de Treinamento como pontos de arrecadação de donativos para as vítimas. Os donativos arrecadados serão destinados a cidades como, por exemplo, Bento Gonçalves, Farroupilha, Santa Tereza, Nova Bassano, Garibaldi, Nova Prata, Muçum e as demais afetadas. De acordo com sua diretoria, já são mais de 4 toneladas de donativos.

Doações recebidas no Alfredo Jaconi — Foto: Divulgação/Juventude

Doações recebidas no Alfredo Jaconi — Foto: Divulgação/Juventude

Caxias fez ação promocional

O time grená promoveu ação na qual os doadores concorreram a uma camisa autografada do clube. Na quinta-feira passada (07), os donativos foram coletados junto ao portão de Acesso Social, no Estádio Centenário, a partir das 13h. Entre sexta (08) e sábado (09), o ponto de coleta foi na loja Bravo35, ao lado do estádio. Contudo, o sorteio da camisa ocorreu no domingo (10).

Ypiranga já entregou uma leva de doações

O Canarinho recebeu uma leva de doações até o fim da tarde desta quinta-feira (07), que partiu na madrugada de sexta para Vale do Taquari, onde estão localizadas as principais cidades atingidas pelas enchentes. Entretanto, mais doações podem ser feitas no Estádio Colosso da Lagoa, com nova remessa prevista para ser entregue no próximo sábado.

Avenida é vizinho do local mais afetado

A equipe de Santa Cruz do Sul, cidade vizinha ao Vale do Taquari, também pede doações. Portanto, o local de entrega é o Estádio dos Eucaliptos, na secretaria do clube, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

O ciclone

O ciclone passou pela Serra Gaúcha no último domingo e já causou 41 mortes. Haviam 46 pessoas desaparecidas. Em conjunto com o Governo Federal, a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul ainda trabalha para encontrar e identificar todas as vítimas. Em levantamento preliminar, calcula-se um prejuízo de mais de R$ 1,3 bilhão nas cidades atingidas. O futebol brasileiro parou na Data Fifa. Os times estão treinando para a retomada do Brasileirão no meio da próxima semana enqquanto pedem doações.