O Brasil perdeu para a Colômbia pela quinta rodada das Eliminatórias da Copa por 2×1. A saber, o gol marcado da Seleção Brasileira foi de Gabriel Martinelli e os gols da Seleção Colombiana, ambos, foram marcados por Luis Díaz, nome da partida. Além disso, a Colômbia quebrou o tabu e conseguiu vencer o Brasil pela primeira vez em sua história nas Eliminatórias.
Agora, o Brasil desce para a quinta colocação e permanece com 7 pontos. Por outro lado, a Colômbia segue invicta, com 9 pontos e na terceira colocação. Dessa forma, na próxima rodada, dia 21, o Brasil enfrenta a Argentina. Já a Colômbia, visitará o Paraguai.
Brasil marca gol no início do primeiro tempo, mas é dominado pela Colômbia
Desde já, o Brasil recheado de novidades veio com a intenção de pressionar a Colômbia. Portanto, antes mesmo do jogo chegar a 1 minuto, a Canarinha chegou em chute para fora de Renan Lodi. Posteriormente, após boa trama, Emerson Royal cruzou para Vinícius Júnior cabecear dentro da área para fora.
Mas, o gol da Seleção Brasileira não demorou. Vini Jr carregou a bola, tocou para Gabriel Martinelli que devolveu, Vini tocou novamente e Martinelli tocou rasteiro para o fundo das redes, aos 3 minutos. Colômbia 0x1 Brasil. Desse modo, em sua oitava partida pelo Brasil, Martinelli marcou o primeiro gol vestindo a camisa da pentacampeã mundial.
Depois do gol, naturalmente, o ritmo do jogo esfriou um pouco. Contudo, a Colômbia respondeu. Aos 16 minutos, Luis Díaz fez linda jogada entortando Emerson Royal dentro da área e rolando para Carrascal chutar rasteiro obrigando o goleiro Alisson a realizar uma defesa importante colocando para escanteio. Na sequência, James Rodríguez cruzou para Uribe cabecear nas mãos de Alisson.
Porém, a Colômbia continuou atacando. Após ser lançado em velocidade, Luis Díaz chutou de esquerda para Alisson defender em dois tempos. Cabe lembrar que os jogadores são companheiros de clube, o Liverpool. Luis Díaz era o nome mais perigoso da Seleção Colombiano. Portanto, chegou mais uma vez chutando para fora.
Assistente do gol de Martinelli, Vini Jr sentiu lesão muscular aos 25 minutos e precisou sair. Por isso, entrou o atacante João Pedro, revelado pelo Fluminense e atual jogador do Brighton. Na sua primeira participação, João lançado em velocidade, chutou bola cruzada, mas sem direção ao gol.
A Colômbia com Díaz se lançou no contra-ataque e o jogador só foi parar dentro da grande área com condições de finalizar, mas André salvou se atirando na bola. Mais acuado na partida, o Brasil apareceu com Rodrygo em chute colocado que passou perto do gol, mas foi para fora.
Aos 38 minutos, lance polêmico: James caiu na área após marcação de Martinelli. O camisa 10 colombiano pediu pênalti, mas o juiz seguiu o lance e nada marcou. Já aos 40 minutos, James arriscou chute de direita de fora da área passando perto do gol. O Brasil, sufocado, aos 42 minutos, saiu para o jogo após enfiada de Bruno Guimarães para Raphinha, porém o passe saiu forte.
Depois disso, nenhum lance de perigo foi produzido. Assim, o Brasil saiu do primeiro tempo vencendo após gol no começo, mas foi dominado pela Colômbia no restante dos 45 minutos inicias. 1T: Colômbia 0x1 Brasil.
Luis Díaz dá show e Brasil sofre virada para a Colômbia
A princípio, a Colômbia veio disposta a manter sua postura ofensiva. Mas, aos 2 minutos, João Pedro foi acionado, avançou para ir a área, mas acabou se atrapalhando e a jogada não deu em nada. A Colômbia, aos 5 minutos, atacou com Díaz cruzando para a área, porém nem Borré nem James alcançaram a bola.
Pouco depois, aos 8 minutos, Raphinha fez jogada característica pela ponta direita, cortando para chute com a esquerda e obrigou o goleiro Vargas a fazer uma defesa milagrosa. Aos 10 minutos, a Seleção Colombiana assustou em chute colocado de Carrascal que terminou em defesa de Alisson. Logo após, Díaz fez corte pela esquerda batendo cruzado, mas a bola não foi na direção do gol.
Aos 12 minutos, Rodrygo cortou para dentro e chutou de direita para defesa firme de Vargas. Depois, o Brasil só voltou a chegar aos 22 minutos. Em linda jogada, Rodrygo encontrou Raphinha dentro da área, que chutou na trave. Após o lance, Rodrygo saiu para entrada de Paulinho, atacante do Atlético Mineiro.
Portanto, o atacante do Galo já entrou produzindo. Paulinho tabelou com João Pedro e quando armou o chute foi desarmado. Posteriormente, Luis Díaz como sempre, invadiu a área e chutou para a rede do lado de fora.
E ele não parava, Luis Díaz chutou de direita para defesa de Alisson. Como uma canção brasileira diz: “tente outra vez.” Luis Díaz tentou e após cruzamento de Borja, Luís sozinho cabeceou e Alisson não pode fazer nada, gol da Colômbia aos 30 minutos. Colômbia 1×1 Brasil.
Na comemoração de Díaz, rolou muita emoção: o jogador dedicou o gol para o seu pai que havia sequestrado e posteriormente foi liberado. No estádio, Seu Lucho chorou por tudo que aconteceu.
Porém, não parou por aí. James Rodríguez com lindo cruzamento colocou na cabeça de Luís Díaz que virou a partida para a Colômbia, aos 33 minutos. Colômbia 2×1 Brasil.
Após o gol da virada sofrido, Fernando Diniz decidiu alterar o time e Endrick aos 17 anos estreou. Assim, o atacante entrou no lugar de Raphinha. Além disso, Douglas Luiz entrou no lugar de Magalhães e Pepê na vaga de Renan Lodi.
Contudo, o Brasil, apesar de tentar, nada produziu. Então, a Colômbia administrou o placar e com show de Díaz conquistou uma grande virada. Final de partida: Colômbia 2×1 Brasil.
Ficha Técnica
Colômbia 2×1 Brasil
Data: 16.11.2023
Estádio: Metropolitano Roberto Meléndez
Local: Barranquilla, COL
Gols: Gabriel Martinelli 3’ (1T), Luis Díaz 30′, 33′ (2T)
Escalações – Colômbia: Vargas, Muñoz, Davinson Sánchez, Lucumí, Machado (Borja); Matheus Uribe (Sinisterra), Castãno (Lerma); Carrascal (Richard Rios), James Rodríguez, Luis Díaz; Borré (Córdoba). Treinador: Néstor Lorenzo
Brasil: Alisson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Douglas Luiz), Renan Lodi (Pepê); André, Bruno Gumarães; Raphinha (Endrick), Gabriel Martinelli, Rodrygo (Paulinho) e Vini Jr (João Pedro). Treinador: Fernando Diniz.
Para acompanhar todas as notícias, siga nosso site no Google Notícias e no grupo do Telegram.
Foto: Reprodução / Conmebol