No próximo sábado (29), às 7h, Brasil e França se enfrentam pela 2ª rodada da Copa do Mundo Feminina 2023. A saber, a seleção brasileira nunca venceu as Les Bleus, mas está a uma vitória da classificação para as oitavas de final.

Estreias de Brasil e França

De fato, a torcida brasileira ficou bem empolgada com o primeiro jogo das Canarinhas. A princípio, o jogo contra o Panamá terminou em 4 x 0 para o Brasil, mas poderia ter sido bem mais.

Por outro lado, a França ficou no 0 x 0 com a Jamaica. Com os resultados, as comandadas de Pia Sundhage abriram vantagem na liderança do grupo F, com três pontos. Assim, basta mais uma vitória para carimbar a classificação para as oitavas de final.

Como é o retrospecto do confronto?

De fato, quem leva a vantagem no histórico são as francesas: são seis vitórias e cinco empates. Ademais, as equipes se enfrentaram nas oitavas da última Copa do Mundo. Com gols de Wendie Renard e Valérie Gauvin, as Les Bleus venceram por 2 x 1, em 2019.

Como chegam Brasil e França?

No último ciclo para o Mundial, as brasileiras conquistaram a Copa América 2022 e vêm fazendo história no futebol feminino. Nos duelos contra as primeiras seleções do ranking da FIFA, o Brasil perdeu apenas para o atual campeão, Estados Unidos, nos últimos dez jogos.

A França, por sua vez, caiu na semifinal da Eurocopa 2022 para a Alemanha, com um futebol abaixo do esperado. Pouco depois, anunciou Corinne Diacre como nova técnica, mas sofreu com saída de atletas que se recusaram a jogar com a nova treinadora.

Por fim, a federação trouxe Hervé Renard como novo técnico e as jogadoras voltaram a defender as cores da França.

Capitã da França pode ser desfalque

Autora de um dos gols da vitória da França sobre o Brasil na última Copa, Wendie Renard é dúvida para o duelo deste sábado. A princípio, a zagueira passou por exames após ter dores na panturrilha e, com isso, a comissão vai avaliar se Wendie tem condições físicas para atuar e brigar pela liderança do grupo F.

Crédito da imagem: Lucy Nicholson/ REUTERS.