Muitos times precisam passar por uma virada de chave para ser campeão da Conmebol Libertadores, alguns conseguem fazer isso em uma temporada. Mas outras equipes, demoram alguns anos. Acompanhe aqui no Cruzou é Gol o último confronto entre Barcelona x Palmeiras e a sua importância para história do clube brasileiro.
Antes de mais nada, a equipe Alviverde vai até o Equador para enfrentar o Barcelona de Guayaquil nesta quarta-feira (3), pela 3ª rodada da Libertadores. Essa rodada pode valer a liderança provisória do Grupo C, já que os quatro times estão empatados com três pontos. Bolívar e Cerro Porteño completam o grupo.
Entretanto, os torcedores palmeirenses lembram desse adversário de uma forma negativa, quando foram eliminados pelo próprio nas oitavas da competição, em 2017. Assim, o time equatoriano venceu o 1º jogo por 1 x 0 e seria decidido dentro do Allianz Parque.
Na volta, Moisés Lima marcou e conseguiu empatar no agregado, levando às penalidades máximas, mas perderam por 4-5. E deram adeus ao sonho do bicampeonato naquele ano, diante da sua própria torcida.
Barcelona x Palmeiras: campanhas seguintes
Em suma, esse foi o primeiro e único encontro entre eles e depois disso, o Palmeiras fez grandes campanhas nas temporadas seguintes. Com isso, chegou à semifinal em 2018 e 2022, onde fez a melhor campanha e o melhor ataque da história da fase de grupos. Além disso, ficou nas quartas em 2019 e se consagrou campeão nas edições de 20 e 21, se tornando tricampeão.
Enquanto isso, o Barcelona de Guayaquil não conseguiu ter muita sorte na competição depois de eliminá-los, e não se classificou em 18, 19 e 22. Por fim, terminou em último colocado de seu grupo em 2020, e em 21, fez a sua melhor campanha em anos, parando na semifinal para o Flamengo.
Foto destaque: SportsCenterBR