Na tarde desta quarta-feira (14), o Bahia ficou próximo de acerto com Gilberto, lateral direito do Benfica. De acordo com informações de Bruno Andrade do UOL, o lateral disse “sim” ao clube baiano e resta apenas a aprovação do time português para concretizar a transação. 

O jogador possui contrato com a equipe portuguesa até junho de 2025. Na última temporada, o lateral brasileiro disputou posição com o meia norueguês Fredrik Aursnes, que jogava na parte defensiva de forma improvisada e o lateral de origem, o dinamarquês Alexander Bah.  

Com a concorrência na equipe portuguesa, o experiente jogador pretende ter mais minutos jogados e estar mais próximo da família, em seu país de origem. 

Gilberto tem 30 anos e possui experiência no futebol nacional e internacional. No Brasil, o jogador atuou por Botafogo, Internacional, Fluminense e Vasco. Na Europa, o atleta teve passagens por Fiorentina, Latina Calcio e Hellas Verona e atua pelo Benfica desde 2020. 

Bahia possui incógnita na lateral  

A princípio, a lateral direita no esquema do técnico português Renato Paiva estava sendo ocupada por Vitor Jacaré, que se lesionou. Logo, Cicinho assumiu a posição com responsabilidade. No entanto, para os padrões de uma equipe Grupo City, os jogadores da posição não estão correspondendo. 

Sendo assim, Gilberto corresponderia as expectativas do grupo para assumir a posição e garantir o decorrer da longa e complicada temporada. 

Onde Gilberto pode atuar? 

O atleta natural do Rio de Janeiro possui experiência no futebol internacional e se tornou um lateral versátil. Atuando pelo futebol italiano, o jogador desenvolveu a capacidade de jogar mais avançado, como ala, ajudando no apoio ao ataque e na recomposição com a linha de cinco defensiva. 

Além disso, o Gilberto sabe atuar na tradicional linha de quatro da defesa. O experiente jogador chega para somar na equipe de Renato Paiva, que atua com uma defesa com três zagueiros e com alas extremamente ofensivos.  

Foto Destaque: Divulgação/ Gualter Fatia/ Getty Images